A Polícia Civil (PC) está realizando uma operação na manhã desta terça-feira (11), em Maringá, Paraná, contra um grupo suspeito de sonegar R$ 12,5 milhões em impostos estaduais. Ao todo, 46 ordens judiciais estão sendo cumpridas na cidade.
De acordo com as informações da PC, são oito ordens de prisão, além de 19 mandados de busca e apreensão e 18 de sequestro de veículos. Também há uma ordem para o arresto de um imóvel.
Segundo as apurações feitas pelas autoridades, o grupo atua abrindo empresas em nomes de laranjas há 8 anos. A polícia disse que os suspeitos fechavam as organizações assim que os impostos eram cobrados pela Receita Estadual
Ainda conforme a PC, desta forma, o suspeitos criaram um ciclo de abertura e fechamento de empresas para burlar o pagamento de impostos.
Além disso, o grupo também é investigado por estelionato contra instituições financeiras. A polícia identificou que o grupo conseguia liberação de crédito para aquisição de bens, mas não pagava os valores acordados no contrato.
Os suspeitos podem ser indiciados pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, crimes contra a ordem tributária, estelionato e lavagem de dinheiro, de acordo com a Polícia Civil.
Com informações do g1.