Nesta quinta-feira, 11, o projeto “Oftalmologia nas Escolas” chegou em mais três instituições de ensino: Escola Municipal Professora Antonica G. Franciosi – Centro, Escola Municipal Desembargador Clotário Portugal, da Vila Triângulo e na Escola Municipal Antônio de Moraes Barros, na Vila São João. Nesta etapa, os estudantes dos 5º anos passaram por triagem.
Havendo maiores necessidades, os alunos são encaminhados para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) – sede de Arapongas, para exames mais conclusivos, e posteriormente, o recebimento dos óculos. A ação é uma da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação com o intuito de promover a saúde visual dos alunos da Rede Municipal de Ensino; que agora, inclui também adultos atendidos pelo programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Até agora, 1.135 alunos já passaram pelo projeto oftalmológico.
A previsão é atender mais de 1.500 até o final deste ano. “Temos dado passos bem positivos. Uma parcela desses alunos já recebeu os óculos.
Nos pacientes adultos, tivemos diagnósticos de doenças avançadas. Esses foram enviados para a Hofitalon, em Londrina, para um acompanhamento adequado”, disse o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr. Além do médico especialista, Dr. Renan Barbieri, a equipe que desenvolve este serviço é composta gerente administrativo da Saúde, Alan Mazieiro, e da coordenadora de projeto, Rosângela Alvarenga.
A inciativa conta com a indicação dos vereadores Márcio Nickenig e Levi Xavier.
Prefeitura de Arapongas