Oficina solidária em Arapongas confecciona 105 almofadas pós-mastectomia

Solidariedade que abraça: em Arapongas, uma oficina promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cisam), confeccionou 105 almofadas para pacientes que passaram por mastectomia. A atividade, realizada na tarde de quarta-feira (22) no Cisam, reuniu cerca de 30 mulheres voluntárias e integrou a programação do Outubro Rosa.

Como nasceu o projeto

Chamado de Projeto Coração Solidário, o movimento local é parte da ação global Almofadas do Coração, iniciada nos Estados Unidos e difundida em diversos países. Em Arapongas, tudo ganhou força após Lourdes Fernandes receber de sua filha, Ediléia, uma almofada do coração vinda de um grupo de Curitiba. Diante dos benefícios percebidos, Lourdes compartilhou a experiência com as fisioterapeutas do Cisam, que abraçaram a ideia e deram início ao projeto.

Conforto e proteção no pós-operatório

Desenhada em formato de coração, a almofada foi pensada para facilitar o descanso do braço após a cirurgia, aliviar a dor na incisão, reduzir o desconforto do edema, diminuir a tensão nos ombros e proteger contra possíveis impactos quando colocada sob o cinto de segurança.

Onde retirar as almofadas

As almofadas estão disponíveis para pacientes que necessitarem no Setor de Fisioterapia do Cisam (Avenida Gaturamo, nº 950, Jardim Aeroporto), no Setor de Oncologia do Honpar e também no Hospital do Câncer de Londrina, fortalecendo a rede de cuidado à saúde da mulher na região Norte do Paraná.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile