Uma novidade poderá agradar alguns homens e porque não as mulheres também.O anticoncepcional masculino está próximo de ser lançado no mercado.
Desde a invenção da pílula anticoncepcional feminina há 55 anos, as mulheres tiveram que assumir o controle de natalidade. Na verdade, centenas de anos antes das pílulas, as mulheres usavam esterco de crocodilos como forma de se prevenir da gravidez indesejada. Documentos egípcios antigos datados de 1850 AC descrevem como pessários – objetos ou misturas inseridos na vagina para bloquear o esperma – feitas de esterco de crocodilo, mel e carbonato de sódio eram os métodos anticoncepcionais comuns. Esterco de crocodilo na verdade é ligeiramente alcalino, assim como os espermicidas modernos, por isso pode ter funcionado.
Mas agora, para o deleite de todas as mulheres (e provavelmente para alguns homens também), uma pílula anticoncepcional não hormonal para homens poderá estar disponível em breve. E tudo graças à uma nova campanha de crowdfunding.
“Os homens só têm um contraceptivo: preservativos”, diz David Sokal, presidente do conselho da Male Contraception Initiative, uma organização sem fins lucrativos que investiga novos contraceptivos masculinos.
Os cientistas por trás da nova pílula anticoncepcional masculina têm anunciado a descoberta como um “avanço” para os homens.
A droga localiza e isola uma proteína considerada essencial para os testículos. O Dr. Gary Flynn e sua equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford acreditam que esta proteína é fundamental para a produção adequada de espermatozoides.
Outra boa notícia é o fato de que a proteína isolada pelo medicamento só pode ser encontrada nos testículos, o que diminui os riscos de efeitos colaterais.
Nani Gonçalves -Jornalista