Arapongas

Mulheres ocupam 77% dos cargos na administração pública municipal de Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

O funcionalismo público de Arapongas conta com predominância da participação feminina. No total, são 2.629 mulheres, equivalente a 77,14% do quadro de servidores. A maior parte dessas mulheres está na faixa de 40 a 49 anos. Presentes em diferentes secretarias e departamentos, o maior quadro é na Educação, com 1.622 mulheres. “Os números já expressam a força que as mulheres representam, não apenas dentro da gestão, mas em toda a sociedade”, afirma o prefeito Sérgio Onofre. 

PRIMEIRO ESCALÃO – Dentro da atual gestão e como representantes de milhares de servidoras, elas também estão no comando de secretarias e departamentos, contribuindo para o funcionamento do Executivo Municipal. Pela força, dedicação e comprometimento diário, respondem por pastas como a das Secretarias de Administração, Educação, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional e do Instituto de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores (IPPASA). 

Perfil das mulheres que chefiam secretarias na gestão municipal:

Na Secretaria de Administração (Semad), responsável pela gestão dos recursos materiais e humanos, o encargo de gerir a eficiência da máquina administrativa passa pelas mãos da secretária Lúcia Helena Gomes Golon. Formada em Ciências Sociais pela Faficla, iniciou carreira como servidora pública em 1979. Desde então, já passou pela Secretaria de Educação e também Secretaria de Finanças, permanecendo nesta por 36 anos. 

Em 2017, aceitou o convite do prefeito Sérgio Onofre para ocupar o cargo de secretária de Governo. Em setembro do ano passado, assumiu a Secretaria de Administração, cargo que já havia ocupado de forma interina. Para ela, o envolvimento da mulher é essencial em todas as esferas, seja no campo social, político e cultural. “A representatividade feminina ainda precisa crescer. Devemos ocupar cargos de peso e prestígio, especialmente na política. Nossa contribuição visa o coletivo”, pontuou. É também mãe de Bruno Henrique Golon, avó de Bento e de outra netinha que está a caminho. É casada com Estevão Golon. 

A Secretaria de Educação é o caminho para milhares de crianças e jovens terem acesso ao ensino de qualidade em Arapongas. Atualmente, são cerca de 12 mil alunos, entre escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Aqui, as mulheres  são a maioria. A pasta está sob o comando da secretária Elisângela Gonçalves Bobato Cortez. Também conhecida por “Zanza”, ela já possui vasta experiência no setor, sendo concursada como professora do Ensino Fundamental de Arapongas desde 2002. Além do magistério e formação em Química, ela é pós-graduada em Gestão Escolar e Educação Especial. Já atuou na Secretaria da Educação entre os anos de 2013 a 2016 e retornou para a secretaria no final de 2021. Em janeiro de 2024, retornou ao cargo de chefia. “Nós, mulheres, somos linha de frente na formação da família, mas também no campo profissional. Transmitimos valores e conhecimento para as futuras gerações, demonstrando competência e capacidade de liderança”, refletiu. Mãe de duas filhas, Bruna e Giovana, é casada com Emerson Cortez. 

A Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) também tem uma mulher no comando. Niele Melo toma as decisões da pasta, ligada especialmente em programas que apoiam a produção e venda de alimentos pela agricultura familiar, bem como o acesso e incentivo ao consumo de alimentos saudáveis por parte da população. Formada e pós-graduada em Comunicação Social, com mais de 25 anos experiência, é também recém-formada em Psicologia. Está como secretária da Sesan há 8 anos e destaca a importância da participação feminina em todos os âmbitos. “Somos o coração da sociedade. Nossa participação ativa beneficia a população com respostas mais rápidas e efetivas”, avalia. É divorciada e, principalmente, “mãe coruja” e orgulhosa da única filha, a jovem Júlia Melo Rodrigues. 

A Secretaria de Assistência Social (Semas) requer um olhar atento e mãos estendidas às pessoas que estão em quadro de vulnerabilidade social. E para isso, conta com a experiência da secretária Terezinha Zin Canassa. Em seu vasto currículo, já foi diretora da CCU, tesoureira da AMPI, assessora de Conselhos Municipais, responsável pela implantação da Escola do Trabalho, além de ter sido eleita por quatro mandatos como vereadora, sempre trabalhando na área social. Ela define as mulheres como “peças fundamentais na política, no lar, na vida pública”. Casada com Aliceu Canassa, é mãe de dois filhos: Cristiane e Alessandro e avó de Ana Cláudia, Maria Eduarda, Enrico e Murilo.

Por fim, o Instituto de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores de Arapongas (IPPASA) traz como diretora-presidente Maria do Carmo Paiano Nihei. Compete a ela liderar a equipe que garante aos seus segurados benefícios de aposentadoria, pensão e tantos outros direitos do funcionalismo municipal.  Maria do Carmo foi admitida como servidora em 1976. Formada em Química e gestão pública, já foi também professora primária e assistente administrativa. Também já foi eleita vereadora em 2008. Para ela, ser mulher é mostrar força mesmo diante das adversidades. “Trazemos a responsabilidade, mas também muita sensibilidade. E isso resulta em um trabalho eficaz, contribuindo com a cidade”, completou. Maria do Carmo é mãe de Thiago, Diego (in memoriam) e Thaylla Nihei. Casada com Lauro Nihiei, é avó de Bento e de outra netinha que está a caminho.

 

Secretária de Administração, Lúcia Golon.
Secretária de Administração, Lúcia Golon.
Secretária de Educação, Zanza Bobato.
Secretária de Educação, Zanza Bobato.
Niele Melo (Sec. Sesan) e Terezinha Canassa (Sec. Semas).
Niele Melo (Sec. Sesan) e Terezinha Canassa (Sec. Semas).
Diretora-presidente IPPASA, Maria do Carmo Nihei.
Diretora-presidente IPPASA, Maria do Carmo Nihei.
Maior quadro de servidoras está na Educação.
Maior quadro de servidoras está na Educação.
Atividades voltadas às mulheres.
Atividades voltadas às mulheres.
Mulheres atuam também na saúde de Arapongas.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: