Uma mulher perdeu r$ 1 mil, na tarde de terça-feira (30), ao cair no conhecido golpe do paco, quando ela estava na área central de Apucarana. O golpe foi aplicado por dois estelionatários.
Neste golpe, os infratores normalmente observam um cliente que realiza um saque de uma boa quantia em dinheiro em um banco ou caixa automático. Uma vez identificada a vítima, passam a segui-la. Um golpista vai na frente da vítima e o outro atrás.
O primeiro, deixa cair, propositadamente, uma folha de cheque com um alto valor ou um pacote de dinheiro falso. Em algumas situações, um objeto que aparenta possuir grande valor, também é usado. O objetivo é chamar a atenção da vítima.
O golpe começa se esta pessoa apanha o objeto, o cheque ou a quantia em dinheiro e devolve ao golpista. Neste momento, o outro infrator aproxima-se e diz que também viu o acontecido ou finge participar da devolução. Então, o golpista “descuidado” agradece e oferece uma recompensa à vítima e ao comparsa. Normalmente, há uma alegação de que eles devem comparecer a um escritório, levando um bilhete para receber a recompensa.
Entretanto, solicita à vítima e ao comparsa que deixem algo de valor como garantia. Assim, haverá o retorno. Se a vítima entregar o objeto em questão, para, no futuro, buscar a gratificação, o golpe estará consolidado.
Informações: Canal 38