A fim de garantir maior segurança em prédios e demais locais públicos, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, através do Centro de Monitoramento Municipal realizou a instalação dos serviços – que incluem alarmes e rondas – em mais três prédios públicos, entre eles, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Conjunto Tropical, e nas novas Unidades Básica de Saúde (UBS’s) da Vila Araponguinha e Jardim Primavera – iniciativa em conjunto com a Secretaria de Saúde. De maneira gradativa, outros locais também devem receber os mesmos serviços.
Conforme o coordenador do Centro de Monitoramento, Patrício Loriano, as ações preventivas que contam também com o apoio da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) têm preservado os espaços públicos, mantendo baixo os registros de ocorrências, entre elas, furtos, arrombamentos, danos, além de reiterar informações válidas aos servidores públicos, como por exemplo, de se manterem atentos ao fechamento de portas e janelas, ao final do expediente. “Nossa atuação tem sido ampla, tanto no sentido das instalações em novos pontos, como nas rondas periódicas e orientações aos servidores públicos, que servem também de grande auxílio nos cuidados ao patrimônio público. Nosso intuito é ampliar cada vez mais os serviços de monitoramento e alarme nos prédios e espaços do município”, enfatiza.
Integram atualmente o Centro de Monitoramento Municipal 71 vigilantes – funcionários de carreira que prestam este serviço, executado através de recursos próprios – desenvolvendo ações na própria central, além de rondas e permanência fixa em determinados locais. Arapongas conta com 147 prédios próprios, entre eles, Paço Municipal, Academias ao Ar Livre, Praças, Escolas, Centros Municipais de Educação Infatil (CMEI’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Todos recebem vistorias diariamente.