Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Mais de 50 mil inscritos disputam vagas na CNH Social do Paraná
Paraná

Mais de 50 mil inscritos disputam vagas na CNH Social do Paraná

Publicado em: 13 de março de 2026
Compartilhar
Compartilhar

Com 53,2 mil paranaenses já inscritos, a CNH Social entra na reta final: as inscrições para o primeiro edital encerram nesta segunda-feira (16). O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, comemorou a adesão e reforçou que o programa garante aulas gratuitas de direção e isenção de todas as taxas de exames teóricos e práticos.

As vagas estão disponíveis na modalidade “Habilita”, voltada à primeira habilitação nas categorias A (motos) ou B (carros), em todos os 399 municípios do Paraná, distribuídas em cinco macrorregiões: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do programa: www.cnhsocial.detran.pr.gov.br.

“Ainda dá tempo de se inscrever e conseguir uma das vagas que garante formação de qualidade de forma completamente gratuita. É o sonho de muitos paranaenses se tornando realidade, a CNH pode abrir portas no mercado de trabalho, vai dar mais liberdade de mobilidade para as famílias, e ser uma ferramenta de transformação e inclusão social”, destacou Santin Roveda, presidente do Detran-PR.

No portal, desenvolvido pela Celepar, o candidato acompanha toda a jornada, das aulas à biometria e aos exames, até a emissão do documento digital e físico. Para quem optar pela categoria B (carros), a carteira já virá com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) ao final do processo.

Como funciona

O programa foi estabelecido por lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em novembro de 2025 e teve seu primeiro edital lançado na última quinta-feira (12), na modalidade Habilita, destinada à primeira habilitação nas categorias A e B.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

- Patrocinado -

Quem pode participar

Para participar, é necessário comprovar renda familiar de até três salários mínimos, residir no Paraná há pelo menos 12 meses e no município onde o benefício será concedido, além de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Pessoas com restrição do direito de dirigir (habilitação suspensa ou cassada) não podem se inscrever.

Distribuição e cotas

Após a divulgação da lista final, o sistema fará a distribuição aleatória dos aprovados para autoescolas parceiras e clínicas credenciadas na própria localidade. Estão previstas reservas de 10% das vagas para estudantes da rede pública estadual que atendam critérios de rendimento e frequência, 10% para mulheres e 5% para pessoas com deficiência (PCDs).

“A preocupação dos candidatos deve ser apenas com a confirmação da sua inscrição, pois apenas após o fim do processo seletivo do programa é que os candidatos aprovados serão distribuídos de forma randômica para uma autoescola parceira para a realização das aulas e para as clínicas para realização dos exames, tudo dentro do município de residência do candidato”, completou Roveda.

Não caia em golpes

O Detran-PR alerta para golpes que usam o nome da CNH Social em sites que imitam páginas oficiais e por e-mails, SMS ou aplicativos, com o objetivo de coletar dados pessoais e exigir depósitos. O órgão reforça que não entra em contato direto para buscar candidatos e não cobra nenhuma taxa em nenhuma fase do processo, que é totalmente gratuito.

Fonte: Redação


Imagem 1

Delegado Jacovós comenta troca no comando do PL no Paraná
Estado vai investir R$ 400 milhões na duplicação em concreto do Contorno Sul de Maringá
Com visita à Alemanha, Governo do Paraná avança em projeto de planetário de última geração
Luciana Massa participa do Encontro de Mulheres da Amusep
Segunda maior copa de balonismo do Brasil movimenta turismo em Castro e região
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Apucarana

CAPS AD de Apucarana oferece cursos gratuitos para usuários em tratamento

sergio
sergio
29 de abril de 2026
Arapongas abre inscrições para curso presencial de programação no IFPR
Hospital de Arapongas inicia atendimento SUS e funcionamento 24 horas
Quem vigia a inteligência artificial? Debate sobre poder e responsabilidade
Apucarana conquista curso de Medicina na Unespar após quase 50 anos de espera

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?