Início » Lula atuou por Odebrecht, diz jornal
Notícias Geral

Lula atuou por Odebrecht, diz jornal

Compartilhe no WhatsApp

Telegramas trocados entre o Itamaraty e diplomatas brasileiros no exterior indicariam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria intercedido em Portugal em favor da Odebrecht, segundo o jornal O Globo. Tanto o Instituto Lula quanto a empreiteira sustentam que o ex-presidente é contratado para proferir palestras e negam lobby ou tráfico de influência no caso.

Em correspondência enviada em 2014, o embaixador brasileiro em Lisboa Mario Vilalva diz que “repercutiu positivamente na mídia” a declaração de Lula de que empresas brasileiras devem se engajar na aquisição de estatais portuguesas. Segundo o jornal, teria havido menção específica à Odebrecht em conversa privada. “O ex-presidente também reforçou o interesse da Odebrecht pela EGF (Empresa Geral de Fomento) ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que reagiu positivamente.”

O Instituto Lula diz que o ex-presidente só “comentou o interesse”, que já era público e que ele “não recebeu, não recebe e jamais receberá pagamento de qualquer empresa para dar consultoria, fazer lobby ou tráfico de influência”. A Odebrecht disse ter pago as despesas da viagem, dado que o ex-presidente havia sido contratado para uma palestra. A empreiteira não ofereceu proposta na privatização da EGF.

A relação entre Lula e a Odebrecht deu origem a uma investigação no Ministério Público Federal do Distrito Federal, para saber se houve tráfico de influência em projetos no exterior, incluindo os financiados pelo BNDES. Com informações do Estadão Conteúdo.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: