Uma prática ilegal que infelizmente ainda acontece em Arapongas: o descarte irregular de lixo. Nesta semana, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) recebeu a denúncia de acúmulo de lixo em trecho do prolongamento da Rua Rouxinol – entre o Parque Industrial XI sentido à Colônia Esperança. O local que passou por recente pavimentação e urbanismo virou algo da falta de bom senso de algumas pessoas. O GDA localizou diversas sacolas plásticas, restos de tecidos, entre outros resíduos descartados de maneira irregular. Em seguida, a Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) enviou equipes na região para a limpeza. “ Infelizmente não conseguimos localizar os autores dessa irregularidade. Muito lixo foi retirado. Reiteramos para que a população não jogue lixo nas ruas, terrenos, espaços públicos ou privados. E que caso precisem descartar algum material, que entre em contato conosco, para que possamos orientar de maneira correta. Além disso, caso alguém presencie situações de descarte irregular de lixo, que denuncie. O poder público precisa da colaboração de todos para uma cidade limpa”, ressalta o secretário Renan Manoel.
Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.
Em situações de irregularidades, o Auto de Infração Ambiental (AIA) pode ser aplicado, ao que se refere a descarte irregular de resíduos sólidos, sejam eles: pneus, resíduos de óleo, embalagens plásticas, entre outros.