Hoje em dia, a busca de um local mais verde, em que mude um pouco a paisagem do dia a dia, da cidade é cada vez maior. Pessoas sentem falta da tranquilidade que a natureza proporciona, estão buscando introduzi-la em seus ambientes.
O interesse em se projetar e executar um jardim residencial é do arquiteto, assim é elaborado um Projeto de Paisagismo, onde é levado em consideração às necessidades e desejos dos clientes, e também as dimensões do local, a incidência de iluminação natural, para assim dar uso e função ao jardim.
O local onde o jardim será inserido deverá apresentar uma relação com a edificação existente. Existem elementos construtivos que podem dar uso e função ao jardim, tais como:
PERGOLADO: excelente opção para um descanso no jardim. É possível deixá-los descobertos ou, fazer uma cobertura com espécies vegetais.
ESPELHO D’ÁGUA: além de embelezar o local aumentam a umidade do ar.
BANCO: boa opção para contemplar o jardim.
DUCHA: dependendo das dimensões do jardim, inserir um local para uma ducha é uma boa opção para se refrescar.
VERDE NA SACADA: mesmo em espaços pequenos como sacadas, sempre há lugar para as plantas.
REDE: local para um descanso particular, para tirar um cochilo.
PLAYGROUND: local destinado às crianças, divertimento.
Certas vegetações podem auxiliar no conforto da edificação, como por exemplo, implantar uma vegetação grande e alta para ajudar a diminuir a incidência de raios solares, em uma face da residência que recebe forte incidência solar. Outro exemplo inserir uma vegetação fechada como um bloqueio visual, como as cercas vivas em locais que necessitem de uma maior privacidade.
Delimitações de caminhos podem ser evidenciadas com uso de vegetação diferente.
O jardim de uma residência nada mais é que uma extensão dela, por isso dar uso e funções o torna mais acolhedor, mais usável e contribui com um convívio maior entre os usuários e com a natureza.
VANESSA BACON – Arquiteta e Urbanista
ESCRITÓRIO ESPAÇO & CASA ARQUITETURA E INTERIORES
Rua Condor, 136 Centro Arapongas PR. Fone (43) 3276–5518
Facebook.com/espacoecasa
Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.