Forte explosão destrói prédio em Kharkiv Polônia já recebeu mais de 350 mil refugiados China começa a tirar seus cidadãos da Ucrânia ONU confirma mais de 100 civis mortos na Ucrânia Tenista ucraniana se recusa a jogar contra russas e belarussas Austrália enviará 50 milhões de dólares em artigos militares à Ucrânia Espanha anuncia regularização de todos os ucranianos que vivem no país Imagens de satélite mostram enorme comboio russo se dirigindo a Kiev
04:45 – Forte explosão em Kharkiv
Uma forte explosão foi registrada nesta terça-feira na cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia. Um vídeo divulgado nas redes sociais e compartilhado pelo jornal ucraniano The Kyiv Independent mostra um prédio administrativo sendo atingido no centro da cidade.
Tanques e veículos blindados russos podem ser vistos por toda a cidade, informou o prefeito, Igor Terekhov, à mídia ucraniana.
Os militares russos também explodiram subestações, de acordo com a agência Ukrinform, o que causa problemas de fornecimento de água e luz.
04:12 – Polônia já recebeu mais de 350 mil refugiados
Desde a invasão russa na Ucrânia, a Polônia já recebeu cerca de 350.000 pessoas, informou o vice-ministro do Interior polonês, Maciej Wasik, em entrevista a uma rádio local.
Segundo ele, somente nas últimas 24 horas, 100.000 pessoas cruzaram a fronteira.
03:44 – China começa a ecavuar seus cidadãos da Ucrânia
A China começou a evacuar seus cidadãos da Ucrânia. Cerca de 600 estudantes chineses foram retirados de Kiev e da cidade portuária de Odessa, no sul, nesta segunda-feira, informou o jornal estatal Global Times, citando a embaixada chinesa na capital ucraniana.
De acordo com o jornal, eles viajaram para a Moldávia de ônibus. Outros 1.000 cidadãos chineses devem deixar a Ucrânia para a Polônia e a Eslováquia nesta terça-feira.
Segundo a China, cerca de 6.000 cidadãos chineses estão na Ucrânia a trabalho ou a estudo.
03:40 – Kiev enfrenta desabastecimento
Na capital ucraniana, Kiev, a situação do abastecimento está cada vez pior, informou o correspondente na Ucrânia da rede de televisão austríaca ORF.
“O número de supermercados está diminuindo. A maioria das farmácias no centro também está fechada, assim como toda a vida comercial no centro”, disse Christian Wehrschütz em entrevista à rede de televisão alemã ARD nesta terça-feira.
“As pessoas compram o que ainda há”. A reposição dificilmente chega. “A situação do fornecimento será completamente catastrófica em poucos dias”, afirmou Wehrschütz.
03:20 – Rússia aproxima mais tropas do leste da Europa
De acordo com a agência de notícias Interfax, a Rússia está movendo tropas do extremo leste do país para mais perto da Europa. As unidades militares realizarão exercícios na província de Astrakhan, no sudoeste, na fronteira das partes asiática e europeia do país, segundo a agência, que citou uma fonte do comando militar.
As tropas teriam como objetivo praticar principalmente a movimentação de unidades militares por longas distâncias.
02:45 – ONU confirma mais de 100 civis mortos na guerra na Ucrânia
A chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, confirmou a morte de 102 civis na guerra na Ucrânia, incluindo sete crianças, desde que a invasão russa começou na quinta-feira passada.
Centenas de outros ficaram feridos – e os números fornecidos provavelmente foram subestimados.
© Maxar /AP/picture alliance Provided by Deutsche Welle