O município de Arapongas registrou um dos maiores crescimentos populacional do Paraná, subindo 1,7 mil pessoas entre 2020 e 2021 e alcançando 126.545 moradores, segundo Estimativas da População divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de um crescimento de 1,39%, acima dos percentuais de Londrina (0,95%), Cascavel (1,12%), Apucarana (0,88%) e Ponta Grossa (0,98%). Percentualmente, a população de Arapongas cresceu mais até que a de Curitiba (0,77%).
“A projeção do IBGE mostra o quanto Arapongas vem se fortalecendo, não só em termos de atração de investimentos, mas também em crescimento populacional. Isso também demonstra os desafios que a administração pública tem pela frente, investindo cada vez mais em saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e em outros segmentos onde vão crescer as demandas por serviços públicos”, avalia o prefeito Sérgio Onofre.
Para ele, a projeção populacional do IBGE também demonstra como foram acertadas as diretrizes adotadas pela administração municipal nos últimos anos. “Estamos construindo três grandes escolas, por exemplo, um CMEI no Vale das Perobas, o campus avançado do IFPR e recebendo também a sede do Sesc/Senac. É a nossa resposta para os desafios na área da educação, dos primeiros anos até o ensino superior. Na área da segurança, vem aí o Centro de Detenção Provisória. E em matéria de mobilidade urbana, além de tudo o que já foi investido, seguem as obras do contorno viário, um investimento de R$ 130 milhões e que vai mudar a história da nossa cidade”, acrescenta o prefeito.
Somando os recursos federais, estaduais e municipais, Arapongas está recebendo cerca de R$ 300 milhões em investimentos. “Isso, em plena crise e em tempos de pandemia, é um marco histórico. E vamos seguir avançando. Nas próximas semanas, por exemplo, vamos lançar a primeira etapa das 1.500 casas e o Condomínio do Idoso, dando um passo importante em outro segmento que tem demanda represada, que é o da habitação”, finaliza o prefeito.