Encerrado neste final de semana, o I Festival de Artes Cênicas de Arapongas (FETAC) atraiu grande público durante 13 dias de apresentações gratuitas no Cine Teatro Mauá.
O grande final do evento contou no último sábado (05), com a apresentação inédita do Ballet de Londrina, com o espetáculo “Travessia”, que comemorou os 25 anos de existência da companhia de dança. Com apresentação de uma hora e meia, os bailarinos prenderam a atenção do público em misto de danças e peças, entre os trechos de “Um ex, um vazio, um dentro, um transbordado” (1993); “…à Cidade” (1996); “Nunca” (2001); “Decalque” (2007); “A Sagração da Primavera” (2011); “Sem eira nem beira” (2014) e “Oração pelo fim do mundo” (2017), com direção e criação: Leonardo Ramos.
Já no domingo (07) foi realizada a etapa final da “Mostra Amadora Competitiva”, premiando os grandes destaques ao longo do Festival, através do prêmio “ Nitis Jacon” – homenagem à precursora do teatro na região, na década de 70, se destacando até hoje pela direção do Festival Internacional de Londrina(FILO), na qual, coordenou ao longo de 40 anos.
“Um evento memorável, que contou com organização exclusiva dos nossos profissionais da Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos, com nossa equipe teatral atuante em cada detalhe. Tivemos belíssimas apresentações que valorizaram ainda mais o I Fetac. Tudo superou as nossas expectativas”, afirmou o secretário de Cultura, Geison Cortez.
Para a professora de ballet, Maísa Nagy, da Escola de Dança Meia Ponta, uma oportunidade memorável de acompanhar de perto grandes espetáculos. “ Tivemos a oportunidade de trazer nossas alunas para assistirem de perto o conceituado Ballet de Londrina, grupo inspirador, de grande reconhecimento não apenas no Norte do Paraná. Um evento do qual nós nunca vamos nos esquecer”, parabenizou.