O Hospital Norte Paranaense – HONPAR colocou em funcionamento a Unidade 2, que fica na Avenida Garça-Boiadeira, próximo a PR-444. O novo centro médico foi construído com apoio do Governo do Estado e conta em sua estrutura com 6 salas de cirurgia.
A obra foi inaugurada no início de fevereiro com a presença do governador Ratinho Júnior, do prefeito Sérgio Onofre, secretários de Estado, diretores do Honpar e grande número de convidados. Serão inicialmente realizadas 10 cirurgias vasculares por dia, e nos próximos meses terão outras especialidades como cirurgia geral, otorrinolaringologia e oftalmologia.
A primeira cirurgia na nova unidade aconteceu nesta segunda-feira, dia 03. A paciente Noeli Fátima Pedroso de Oliveira foi atendida no centro cirúrgico, e foi submetida a um tratamento de varizes nas duas pernas. Noeli veio da cidade de Reserva, nos Campos Gerais, para o procedimento. Ela destaca que foi muito bem atendida pela equipe e aprovou a qualidade da Unidade 2.
“Já passei por cirurgias em hospital da capital do estado que nem de perto tem a estrutura que existe aqui no HONPAR. Além da parte física de primeira, tenho que elogiar a equipe médica e de enfermagem que cuidam dos pacientes com amor e carinho”, explicou. A cunhada de Noeli, Jocieli Oliveira, veio acompanhar o procedimento cirúrgico e comentou sobre a estrutura para o paciente e para o familiar. “Por ser um atendimento SUS fiquei surpresa com a estrutura, que é maravilhosa para o paciente e para nós familiares que somos acompanhantes. A poltrona do acompanhante é extremamente confortável, fiquei bem instalada e a equipe é nota mil”, destacou.
CAPACIDADE
O presidente do HONPAR, Umberto Tolari, explica que a nova unidade veio para somar com a estrutura 1 da Avenida Gaturamo que segue em pleno funcionamento, colocando Arapongas e a região norte do estado como referência em saúde. “Nós temos duas unidades hospitalares de ponta que atendem pacientes de todo o Paraná e também de outros estados, sempre com a marca de excelência do HONPAR”, comentou.
Tolari destaca que o atendimento é por demanda para o SUS, ou seja, não atende pacientes que buscam a unidade hospitalar por conta própria. “É importante frisar que tanto na Avenida Gaturamo, como na Avenida Garça-Boiadeira, recebemos casos referenciados, ou seja, pacientes que entram pelas UPAS e UBS e necessitam de atendimento de média e alta complexidade ou que são transferidos ou encaminhados para o atendimento do nosso hospital”, alertou.
REFERÊNCIA
O HONPAR é uma unidade de referência para a saúde no Norte do Paraná, atendendo pacientes encaminhados pelo SUS de mais de 150 municípios paranaenses, além de pacientes de outros estados por meio da Central Nacional de Alta Complexidade (CNRAC), tendo destaque os atendimentos nas áreas de cirurgias cardíaca, vascular, urologia, oncologia, ortopedia e traumatologia, neurologia e cirurgia geral.