O Grupo de Mãe e Amigos dos Autistas e Asperger de Arapongas (AMAAR), realizou neste final de semana algumas atividades para comemorar o dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento começou na sexta-feira e terminou no domingo.
Na sexta-feira(31), o grupo participou da abertura dos jogos estudantis. No sábado(01), foi ministrado a 1ª palestra Multidisciplinar sobre o Autismo para 250 pessoas. Estiveram presentes, pessoas de Arapongas e de toda região.
No domingo(02), foi realizado o 1º Festival de Corrida e Caminhada do Autismo. Segundo informações da Guarda Municipal de Arapongas, 500 pessoas participaram do evento.
A coordenadora do Projeto Amaar , Heloisa Hollandini, disse que um dos objetivos do evento, é trazer conscientização e acabar com o preconceito que existe. “Só quem convive com uma pessoa com autismo sabe das desafios que há em cuidar , mas também do quanto eles precisam do nosso amor e compreensão. Estamos muito felizes pelo evento e pela quantidade de pessoas que participaram. Isso mostra que nosso trabalho e dedicação não é em vão”, disse Heloisa.
Sobre o autismo
O autismo é uma condição permanente que atinge vários níveis; grave, moderado, ou leve, como é o caso do asperger que traz alguns sintomas do autismo, mas de maneira bem mais branda, onde a pessoa consegue facilmente se tornar adultos independentes. Já no autismo, os níveis definem como será o desenvolvimento da criança, mas em geral, se apresenta na dificuldade de socialização, que vem a ser a maior problemática, tendo esse comportamento atípico uma das principais referências de identificações da síndrome. Outros sintomas incluem dificuldade de contato visual, aversão ao toque, e atraso no aparecimento da linguagem.
Nani Gonçalves