Com um “mix” de serviços em saúde e atividades recreativas, a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, promoveu durante toda a tarde e parte da noite do último sábado (15/10), junto ao Espaço das Feiras, a Feira da Saúde da Mulher.
As atividades, pontua o prefeito Júnior da Femac, integram a programação local da Campanha Outubro Rosa que tem como intuito chamar a atenção da sociedade para a importância da realização de exames preventivos periódicos contra os cânceres de mama (mamografia) e do colo do útero (Papanicolau).
“Ao longo de todo este mês estamos realizando uma série de ações visando evidenciar a toda sociedade a relevância da prevenção destes cânceres, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura”, pontua o prefeito Júnior da Femac, avaliando a Feira da Saúde da Mulher como “um grande sucesso”. “Acredito que a missão foi atingida, poder público, setor privado e sociedade civil mobilizada no incentivo à realização do auto-exame, da mamografia, da coleta de preventivo, bem como adoção de estilos de vida saudáveis através da alimentação e prática de atividades físicas”, diz o prefeito.
Quem passou pelo evento pode acessar estandes de orientação sobre “Saúde da Mulher” com informações repassadas por nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos da Autarquia Municipal da Saúde (AMS), do Hospital da Providência, do Sesc Apucarana e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e Região (Sindspa).
“Também estiveram presentes o nosso Centro de Oficinas da Mulher e Empreendimentos Econômicos Solidários da Rede de Mulheres Solidárias com a Feira de Artesanato e Gastronomia, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, a Associação de Senhoras de Rotarianos e o Conselho Municipal da Mulher”, elenca Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família.
Segundo ela, a atividade do “Outubro Rosa” contou também com o Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo, a Clínica de Fisioterapia Evolução, a Clínica de Odontologia Humaniza e outros empreendimentos comerciais como a Opty Ótica, Studio GAMÔ de Pilates, Word Academia, Bike Fit Grandão, de Londrina, e instituições públicas como a Ciretran.
Na parte recreativa, a Feira da Saúde da Mulher contou com passeio ciclístico, que reuniu 98 participantes, entre ciclistas de Apucarana e Grupos de Pedal de Faxinal, Mandaguari, Califórnia, Sabáudia, Arapongas, Astorga e Rolândia. O percurso, que envolveu pedalada pelas ruas centrais, contou com o suporte da Guarda Civil Municipal e de uma equipe da Autarquia Municipal de Saúde, que esteve presente com uma ambulância. “Além disso, tivemos apresentação da Escolinha de BMX, recreação com patins, exposição de bicicletas antigas, acessórios para bikes, treinamentos com rolo (simulador de pedalada), sessões de Zumba e Yoga”, complementa Denise Canesin, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, destacando ainda o apoio ao evento por parte das secretarias Municipais da Assistência Social, Esportes, Cultura, Indústria, Comércio e Emprego, de Serviços Públicos e da Comunicação Social.
– Em uma iniciativa dos Grupos de Pedal de Apucarana, itens de higiene pessoal arrecadados foram repassados ao setor de oncologia do Hospital da Providência. “Um bom número de itens também foram angariados junto a pontos montados em lojas da cidade e também doados à unidade hospitalar para o atendimento das necessidades de pacientes em tratamento que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, finaliza Denise Canesin, secretária Municipal da Mulher.
– Entre as atividades previstas na agenda do Outubro Rosa em Apucarana estão ainda o Dia “D” nas UBSs com agendamento de mamografia e coleta de preventivo (22/10), Feira da Mulher, que será realizada no Centro de Oficinas (27/10), além de iluminação especial, na cor rosa, de pontos turísticos e locais de grande circulação de pessoas.
Por que é importante?
– Excluídos os tumores de pele, é o mais incidente entre mulheres.
– Taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.
– 2020: 17.825 mortes.
– 2022: 66.280 casos novos (estimativa).
– 43,74% casos a cada 100 mil mulheres.
– Homens: 1% de incidência
– Excluídos os tumores de pele não melanoma, é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres.
– 570 mil casos novos por ano no mundo.
– 2020: 6.627 mortes.
– 2022: 16.710 casos novos (estimativa).
– 15,38% casos a cada 100 mil mulheres.