Em um novo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a Farmácia Central de Arapongas registrou 54.907 atendimentos; em média 415 pacientes por dia – no 1º semestre de 2024.
O local integra os serviços em saúde pública do município, sendo o responsável pelo acesso a medicamentos básicos, medicamentos sujeitos a controle especial, além de insulinas NPH (insulina de ação prolongada) e regular (insulina de ação rápida). “O balanço do primeiro semestre nos mostra claramente o acesso que a nossa população tem aos medicamentos pelo SUS”, declarou o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr.
A Farmácia Central funciona de segunda a sexta, das 06h às 18h. Lá também funciona a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), responsável pela distribuição dos medicamentos do componente básico da Atenção Farmacêutica (CBAF) para as outras farmácias.
REDE AMPLA
Arapongas conta com uma rede ampla de dispensação municipal, que além de contar com a Farmácia Central tem também outros seis pontos: Farmácias da UPA e dos 03 Prontos Atendimentos 18h – que possuem funcionamento ininterrupto durante todo o período de funcionamento destes estabelecimentos, inclusive a da UPA que funciona 24h de domingo a domingo, o que facilita o acesso aos medicamentos pelos pacientes que são atendidos nestes locais.
Há também a Farmácia Especial, responsável por atender os pacientes usam medicamentos que fazem parte do componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que atualmente contempla 102 condições clínicas diferentes, entre elas a Fibrose Cística, Esclerose Múltipla e Parkinson.
Estes medicamentos são adquiridos pelo governo federal e estadual e os processos dos pacientes passam por uma auditoria antes de iniciarem os tratamentos. Esta farmácia funciona todos os dias, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. A expectativa é que ainda este ano o horário desta Farmácia seja ampliado para 12 horas de atendimentos diários de segunda a sexta.
Outro ponto é a Farmácia do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza um atendimento exclusivo para os pacientes que necessitam de medicamentos como os antirretrovirais (controle do HIV) e para as hepatites virais, de segunda a sexta, das 7h às 13h.
Informações: TNOnline