O perigo da derrota a poucos metros da vitória.
* Por Cláudio Silva
“ Estou a dois passos do paraíso”! Lembra? Fui buscar no fundo do baú este refrão de um sucesso da Banda Blitz para ilustrar esta reflexão. Porque, justamente quando se está a poucos passos da vitória, é preciso redobrar ainda mais os cuidados , porque muitos soçobram justamente aí. São passos que poderão ser corajosos e precisos, ou medrosos e inseguros; ou pior, passos irresponsáveis, inconsequentes, cheios de vaidade e soberba. É como se no fundo, dissesse: “agora, nada poderá comprometer meu sucesso. Soberba , eis o maior perigo para os que buscam a vitória! É evangélica a assertiva “Deus resiste aos soberbos e dá sua graça aos humildes”. Porque a soberba é perigosa e nos faz correr o risco de relaxar em aspectos fundamentais para a conquista de objetivos, enquanto que a humildade nos mantêm com os dois pés no chão e os olhos bem fixos na meta .
Não podemos nos esquecer da lição do TITANIC. Diz a lenda que seus construtores garantiam que nem Deus o poderia afundar! Porque detinha a mais moderna tecnologia da época, e havia passado por rigorosos testes de segurança. Era o orgulho da Inglaterra. Tanto que na viagem inaugural contou com a presença de grandes personalidades da sociedade londrina como passageiros. Especialmente convidados para desfrutar de sua pompa e luxo. Mas na noite de 15 de abril de 1912, o choque com um iceberg o precipita nas profundezas do oceano. Às vezes, na vida, também nós tendemos a vangloriarmo-nos dos próprios recursos, ou de nossa condição do momento que inclui poder, riqueza e sucesso.
Nos enganamos quando pensamos que pequenos deslizes ou descuidos não têm importância, nem trarão consequências. E poderemos naufragar como um frágil barquinho de papel a apenas “dois passos do paraíso”! Os que se encontravam a bordo do Titanic e que responderam imediatamente ao alerta foram salvos. Os que levianamente ignoraram, pereceram.
Na vida é assim, é imperioso manter-se atentos, na determinação de superar-se constantemente buscando fazer sempre mais e melhor. Porque os sinais de alerta soam a todo momento! Quem viver, verá!
Um abraço e uma boa semana!
Se achou esta crônica interessante compartilhe recomendando a amigos, e poste o seu comentário abaixo. A sua referência é muito importante para nós – Os editores.
*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, foi Secretário de Educação de Apucarana-PR (gestões 2005-2008 e 2009-2012 ) e Secretário de Ensino Superior ( 2012)