Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

Estado divulga conceito arquitetônico do Terminal Metropolitano de Londrina

Publicado em: 16 de janeiro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), concluiu nesta semana o conceito arquitetônico do Terminal Metropolitano de Londrina, no Norte do Estado. A estrutura, que terá 15 plataformas para ônibus e outras cinco áreas de espera, contará com espaços administrativos e de lazer, em um terreno de 12 mil metros quadrados em frente ao Terminal Urbano Central.

O conceito arquitetônico é um dos passos dentro dos estudos e anteprojeto de construção do terminal, realizados pela empresa Architectus S/S, contratada pela Amep após licitação realizada em julho de 2024. Agora, os trabalhos serão concentrados nos projetos estruturais, hidráulicos e elétricos, com conclusão prevista para maio.

“Nós estamos dentro do prazo e com a expectativa de que até o final do primeiro semestre a gente consiga realizar a licitação da obra, para na sequência darmos início aos trabalhos”, afirmou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos. “A expectativa é muito positiva para que a gente inicie essa obra tão esperada por Londrina e toda a região metropolitana”. A previsão é que o terminal seja entregue para a população em 2026.

Com estrutura prática e moderna, o espaço contará ainda com área administrativa, banheiros, lanchonetes (que devem atender o público interno e externo ao terminal), sala para motoristas, restaurante, quadra poliesportiva, playground, bicicletário, estacionamento, espaços arborizados e academia ao ar livre. Ao todo, serão cinco mil metros quadrados de área construída. O objetivo é que os espaços possam ser utilizados não só pelos passageiros, mas pela comunidade em geral.

- Patrocinado -
Ad image

“O Governo do Estado teve toda uma preocupação quando adquiriu o terreno para fazer o melhor uso possível dessa área. É um espaço importante, promovendo uma grande integração do transporte coletivo urbano e metropolitano, com serviços que poderão ser oferecidos para a comunidade, sejam da prefeitura ou do Estado, espaços de lazer, entre outros”, disse o diretor-presidente.

Santos também ressalta outro ganho com a construção do Terminal Metropolitano de Londrina. “Teremos um restaurante, tendo em vista que estamos falando de uma população que vem de outras cidades para Londrina e eventualmente precisa se alimentar, ou seja, é um ganho para toda a sociedade”, destacou. “Quanto mais ágil for esse deslocamento e esse tempo da pessoa no espaço, melhor é para o seu dia a dia, para a sua qualidade de vida”.

Além do conceito arquitetônico, a empresa responsável pelo anteprojeto também realiza estudos sobre a atualização das linhas a serem atendidas, horários e quantidade de passageiros, demanda de serviços, lojas e comércios que podem ser atendidos pelo terminal, prognóstico de demolição, terraplanagem, fundação, drenagem, estrutura, pavimentação, paisagismo e sinalização.

A escolha do terreno foi estratégica: em frente ao terminal urbano de Londrina. O objetivo é facilitar o dia a dia da população que utiliza o transporte coletivo, garantindo mais velocidade para aqueles que utilizam os dois sistemas (urbano e metropolitano) e também valorizando a região onde será instalado, na zona central da cidade.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp
-
O objetivo é que os espaços possam ser utilizados não só pelos passageiros, mas pela comunidade em geral. Foto: Amep

HISTÓRICO – A construção do Terminal Metropolitano de Londrina é uma demanda antiga da população, uma vez que o transporte entre as cidades do entorno é feito apenas por meio de pontos de ônibus, sem um local centralizado e apropriado. Diariamente, circulam em Londrina cerca de 50 mil pessoas residentes nos municípios vizinhos, como Cambé, Ibiporã, Rolândia e Jataizinho, e que se deslocam seja a trabalho, estudo ou lazer.

- Patrocinado -

O terreno onde será edificado o terminal, sem uso há anos, teve seu processo de compra por parte do Governo do Estado finalizado em fevereiro de 2024 por R$ 19 milhões, após a área ser decretada como de utilidade pública. Desde então, a Amep trabalha para tirar a obra do papel, aguardada há anos pela população londrinense e de municípios da região.

QUALIDADE DE VIDA – Facilitar a vida do cidadão com estruturas mais modernas não é o único objetivo do Governo do Estado com a construção dos novos terminais de ônibus. Pelo menos outras duas estruturas construídas pela Amep contam com áreas de lazer, fazendo com que o local integre a cidade não só no sentido do transporte, mas também nas relações entre as pessoas.

É o caso do Terminal de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), inaugurado em agosto de 2023. Quatro vezes maior que a estrutura antiga, o espaço conta com quadra poliesportiva, meia quadra esportiva, playground, bicicletários, academia ao ar livre e paisagismo com plantio de árvores ornamentais.

Também na RMC, o novo Terminal Metropolitano de São José dos Pinhais é outro que une a praticidade do dia a dia com estruturas de lazer para os usuários do sistema e moradores do entorno, podendo ser utilizado especialmente durante os finais de semana. Entre as instalações estão academia ao ar livre, área de recreação, parque infantil, bicicletário e estacionamento. Possui ainda uma Araucária Solar, que com placas fotovoltaicas e tomadas disponíveis a quem transita pela região e precisa carregar o celular ou outros equipamentos eletrônicos.

Agência Estadual de Notícias

Com novo hospital, Rio Branco do Sul volta a ter maternidade após mais de uma década
Moradores comemoram início dos trabalhos de pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses
Encontro Regional do PL em Maringá reforça união da Direita e apoio ao presidente Bolsonaro
Ratinho Júnior coloca Alexandre Curi no tabuleiro da sucessão ao Palácio Iguaçu
R$ 1,5 bilhão em 1,6 mil km: pavimentação transforma áreas rurais do Paraná
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Cambira

REFIS Cambira 2025 oferece descontos de até 100% a contribuintes

sergio
sergio
22 de novembro de 2025
Deputado Bazana homenageia APAEs e lideranças em Assembleia Itinerante
Jandaia do Sul comemora 73 anos com shows e eventos culturais
Ladrão invade papelaria após incêndio danificar loja vizinha em Arapongas
Agência do Trabalhador de Arapongas oferece 402 vagas de emprego nesta semana

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?