A EPR Paraná anunciou que vai implantar monitores de velocidade e adequar a sinalização horizontal e vertical na PR-444, na altura da rotatória de acesso ao Residencial Bem Viver, em Arapongas. O comunicado foi feito em resposta a um ofício protocolado pelo prefeito Rafael Cita em 28 de abril deste ano, logo após o início das operações da concessionária.
O que pede a Prefeitura
No documento enviado à empresa, o município relata que o Residencial Bem Viver foi entregue na extensão da Rua Tangará, que cruza a PR-444, em um trecho com apenas uma rotatória e sem qualquer redutor de velocidade. “Arapongas requer, com absoluta urgência, que seja realizada a instalação de redutor de velocidade por esta Concessionária, observadas todas as regras técnicas deste”, frisou o prefeito.
Segundo o ofício, “A urgência se justifica em razão da necessidade de se evitar novos acidentes e salvar vidas no local”. A Prefeitura sugere “lombada/quebra-molas nos dois sentidos da rodovia, pois experiência anterior com redutores eletrônicos não foram bem sucedidas”, descreve o documento.
O que diz a EPR Paraná
Em resposta, a concessionária informou que “possui ciência do nível de risco do local e, por considerá-lo prioritário, efetuou a inclusão desse ponto no Plano de 100 Dias da EPR Paraná, que consiste em um programa para mapeamento e tratamento emergencial de pontos críticos da rodovia através da concessão de serviços compreendidos na fase de Trabalhos Iniciais do Contrato de Concessão”.
💬 Grupo do WhatsApp
Nesse contexto, além da implantação de monitores de velocidade — em linha com a solicitação da Prefeitura —, a empresa prevê a adequação da sinalização horizontal e vertical da rotatória.
Histórico e próximos passos
Rafael Cita lembrou que esta não é a primeira vez que o município cobra providências para o trecho. “Em 08 de agosto de 2023, quando eu ainda era procurador jurídico do município, enviamos o primeiro ofício, que foi negado pelo DER-PR. Agora, esperamos que essa solução seja implantada o quanto antes para melhorar as condições de segurança naquela rotatória. Mas seguimos contando com a colaboração de todos para termos um trânsito cada vez mais seguro”, comentou.
Segundo a Prefeitura, um projeto para a construção de um viaduto no local já foi entregue ao governo estadual e aprovado. Enquanto os trâmites burocráticos seguem em andamento, a expectativa é de que as medidas anunciadas pela EPR Paraná tornem o trecho mais seguro para motoristas e moradores da região.
Fonte: Redação
