Início » Empreendimento solidário de Apucarana oferece terapias complementares em saúde
Apucarana

Empreendimento solidário de Apucarana oferece terapias complementares em saúde

Compartilhe no WhatsApp

Começou a funcionar nesta quarta-feira (19/04), junto à Casa do Mel de Apucarana, um empreendimento solidário voltado à prestação de serviços no segmento das chamadas “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)”.

Coordenado pelas terapeutas holísticas, Márcia Garbelini e Sara Wauters, a inauguração do espaço de atendimento, em sala cedida pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família dentro dos preceitos do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, foi marcada por uma programação especial intitulada Tarde festiva, consciente e integrativa de saúde. “As práticas integrativas e complementares em Saúde são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças e, em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas”, explica a terapeuta Márcia.

Entre as principais terapias que serão oferecidas pelo empreendimento solidário estão reiki, hipnose consciente, reflexologia palmar, podal e facial, cromoterapia, fitorerapia, escaldapés, massoterapia, oleações, yoga e meditação, alimentação, rotina de saúde do Ayurveda, ventosa terapia, entre outras. “Terapias com objetivo de prorcionar ao paciente saúde física, mental e espiritual”, esclarece a terapeuta Sara, pontuando que dos 29 procedimentos PICS chancelados pelo Ministério da Saúde (MS), dez serão oferecidos pelo empreendimento solidário. “Importante frisar que atuamos em conjunto com a medicina tradicional. Muitas vezes o paciente chega até nós encaminhados pelo seu médico e, em contrapartida, também orientamos o paciente a procurar um profissional da medicina quando o caso requer”, explica Márcia, observando que as PICS são reconhecidas e preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que a introdução junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) é uma necessidade que vem acontecendo gradativamente, com destaque à prática da acupuntura.

Ela conta que conheceu a sócia através do Programa de Economia Solidária. “Eu fiz parte da primeira turma do programa, no ano de 2014. Já a Sara capacitou-se a poucos meses. A estruturação deste empreendimento solidário foi fomentado dentro do programa, com a coordenadora Bete Berton, nos apresentando”, revelou Márcia, assinalando que o atendimento de pacientes será de segunda a sexta-feira mediante agendamento prévio via celular/WhatsApp (43) 99870-4696 (Sara); (41) 99131-2607 (Márcia).

O local – A Casa do Mel de Apucarana, localizado na Avenida Aviação, 1.525, tornou-se um ambiente compartilhado de empreendimentos solidários fomentados pela Prefeitura de Apucarana. Presente no evento de inauguração do segmento voltado às PICS, a secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, contou que visando otimizar o espaço, o local hoje conta – além do empreendimento inaugurado e da Casa do Mel – com loja colarativa de artigos de artesanato produzidos por cerca de 20 empreendedoras solidárias e também com um trailer do segmento gastronômico que, ancorado defronte ao imóvel, comercializa hot-dogs e bolinhos de bacalhau.

“O empreendimento das PICS será agora o que chamados de âncora, ficando responsável pela gestão de todas as atividades compartilhadas no local”, observa Denise. Ela assinala que a “Casa do Mel” é um ponto de comercialização – e agora de prestação de serviços complementares em saúde – já consolidado na região. “Através de uma gestão democrática, a gestão do prefeito Júnior da Femac tem fomentado o crescimento de nossas empreendedoras e empreendedores solidários para que alcancem autonomia financeira e de gestão”, pontua a secretária. De acordo com ela, mais do que espaços de geração de renda, os pontos de comercialização disponibilizados pela prefeitura são integrativos. “Ambientes onde se compartilham experiências, vivências. Ponto de reunião e encontros das famílias, de promoção do bem estar”, concluiu Denise Canesin.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Pousada Por do Sol

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Edital de Convocação – Clique

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: