Em reunião realizada nesta quinta-feira, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) foi apresentada chapa única para compor a nova diretoria da Amuvitur. E, ao mesmo tempo, a chapa foi aclamada por prefeitos, vice-prefeitos e secretários de turismo dos vinte e seis municípios que compõem a entidade.
A nova diretoria tem como presidente Solange Aparecida de Araújo (Apucarana), vice-presidente Fábio Couto Rosa (Borrazópolis); secretária Andréia Rinaldo (Apucarana) e tesoureiro Tiago Cunha (SEBRAE – Apucarana). A entidade foi constituída há alguns anos para estruturar roteiros turísticos do Vale do Ivaí e divulgar as potencialidades da região no turismo rural, religioso e de aventura.
Ao assumir a presidência da Amuvitur, Solange Araújo, enalteceu o potencial turístico do Vale do Ivaí com suas riquezas naturais, culturais, religiosas e históricas. “Com a ajuda dos demais integrantes da diretoria da Amuvitur e com o indispensável apoio dos prefeitos e secretários de turismo dos vinte e seis municípios, vamos trabalhar para avançar ainda mais neste segmento, que é um dos que mais geram emprego e renda no país”, disse a nova presidente.
O prefeito anfitrião, Junior da Femac, lembrou que 10% do PIB nacional é oriundo do setor de turismo, perdendo apenas para o agronegócio. “Nós temos a serra de Apucarana, que também atrai turistas com a florada das cerejeiras japonesas; temos as cachoeiras de Faxinal; o turismo religioso do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli; temos diversos roteiros de aventura (cavalgadas, ciclismo, caminhadas) e de gastronomia; além dos alambiques de Jandaia do Sul, com qualidade reconhecida em todo o Brasil”, enumerou Junior da Femac.
Entusiasmado com a concorrida reunião da Amuvitur, e com a representatividade de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, o prefeito de Apucarana avaliou que, “a partir de agora o Vale do Ivaí irá investir ainda mais no turismo, atraindo mais visitantes e gerando mais empregos e renda”.
O diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, disse que o Vale do Ivaí está no caminho certo, com a regionalização do turismo. “Trata-se de uma belíssima região, com uma natureza maravilhosa e muitas potencialidades a serem exploradas. O turismo não é só lazer, é uma atividade econômica”, comentou Irapuan, cumprimentando os entusiastas do turismo no Vale do Ivaí.
Fabio Couto Rosa, ex-presidente da Amuvitur, fez um balanço do trabalho realizado nos últimos anos pela entidade. “Hoje a entidade está bem estruturada, fez projetos e novos roteiros turísticos, abrindo as portas para que novos empreendedores possam investir no turismo”, assinalou Rosa.
Além do diretor-presidente da Paranatur, Irapuan Cortes Santos, e do prefeitos Junior da Femac, o evento da Amuvitur foi prestigiado pelos prefeitos Aquiles Takeda (Marilândia do Sul), Moisés Andrade (Rio Bom), Moacir Andreola (Novo Itacolomi), Pedro Taborda (Rio Branco do Ivaí) e Natal Casavecchia (Cruzmaltina). Também marcaram presença os prefeitos em exercício, Fábio José Pereira (Cambira) e Dionísio Costa “Fifa” (Jandaia do Sul). Além da vice-prefeita de Califórnia, Adriana Reis de Jesus Oliveira da Silva; o secretário de turismo de Lunardelli, Francisco Isidoro, representando o prefeito Reinaldo Grola; e o secretário de indústria e comércio de Ivaiporã, representando o prefeito Carlos Gil (presidente da Amuvi), que não pôde comparecer por estar recepcionando nesta quinta-feira o governador Ratinho Junior. O presidente da Câmara de Apucarana, Franciley de Godoi “Poim”, representou todos os vereadores da região no evento.
Todos representantes dos municípios agregados à Amuvi discursaram no evento, valorizando o trabalho que vem sendo colocado em prática para a divulgação dos roteiros turísticos do Vale do Ivaí. Prefeitos, vice-prefeitos e secretários manifestaram apoio ao trabalho proposto pela nova diretoria da Amuvitur.