No último final de semana, o Fórum Eleitoral de Arapongas realizou um mutirão de serviços para a emissão de novos títulos eleitorais e também regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral. Tal medida está inserida na Campanha “Título na mão, sossego na eleição” – desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), servindo como incentivo para toda a população participe das Eleições 2024 – que acontecerão em outubro.
Segundo os dados do Fórum Eleitoral de Arapongas, ao todo, 142 atendimentos foram realizados; sendo 119 voltados para a emissão de novos títulos. Conforme a chefe do Cartório Eleitoral, Mariângela de Souza Melo, os atendimentos alcançaram pontos positivos, mas devem aumentar no decorrer dos próximos dias. “ Neste primeiro momento, tivemos um volume de atendimento dentro do esperado. A expectativa é que a procura aumente mais no próximo final de semana, pois serão os últimos dias de atendimentos ampliados”, disse.
Ainda segundo o Fórum Eleitoral de Arapongas, aproximadamente 12 mil eleitores estão com os títulos cancelados, por exemplo, por deixarem de cadastrar a biometria ou por ausência/ ou falta de justificativa em três eleições consecutivas.
PRÓXIMOS ATENDIMENTOS
De 22/04 a 08/05 (dias úteis), a população será atendida das 9h às 18h. O próximo mutirão ao final de semana será no dia 04/05 (sábado), com atendimento das 9h às 17h. E no dia e 05/05 (domingo), das 9h às 13h. Em Arapongas, os atendimentos acontecem no Fórum Eleitoral (R. Tico-Tico, 1001 – Vila Natal).
PRAZO FINAL
O prazo para cadastro de novos eleitores, transferência e regularização eleitoral, encerra-se no dia 08 de maio.
Documentação
Ao comparecer ao Cartório Eleitoral para tirar o Título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral, as eleitoras e os eleitores devem apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identidade original com foto;
– Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho);
– Certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).
Balanço Geral
O TRE-PR atendeu 6.421 pessoas em todo o estado neste sábado (13) e domingo (14). Os mutirões aconteceram em 28 municípios. Foram expedidos 1.910 novos títulos, 2.226 transferências e 2.285 revisões para atualização de dados no cadastro eleitoral.