“É natal”, “Pinheirinho”, “Botei meu sapatinho” e “Bate o sino” foram algumas das canções entoadas pelos alunos da rede municipal, na tarde do último sábado (21/11), no Cine Teatro Fênix, durante apresentação do coral natalino da educação infantil apucaranense.
O espetáculo, que encantou o público presente, foi organizado pela Autarquia Municipal de Educação, em parceria com o Centro da Juventude Alex Mazaron e a Academia de Música Johann Sebastian Bach. Subiram ao palco cerca de 220 crianças, com idades de até 4 anos, provenientes de todos os CMEIs e das Escolas Municipais Professora Marilda Duarte Noli e Vereador José Ramos de Oliveira.
Segundo a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes, apresentações de final de ano são sempre oportunidades para que os pais e a comunidade acompanhem o que vem sendo realizado na educação pública. Na terça e na quarta-feira da semana passada, os alunos dos CMEIs já protagonizaram duas sessões da peça de expressão corporal “Frozen: uma aventura congelante.”
Aulas de música, dança e artes marciais fazem parte do currículo da rede municipal, desde a educação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. “Por meio das oficinas, os alunos desenvolvem a oralidade, a cognição, a socialização e o cooperativismo nos trabalhos em grupo”, detalhou a secretária.
A professora Maria de Lourdes Gonçalves Correia, da Academia Johann Sebastian Bach, completa a lista de benefícios dizendo que “os sons tem o poder de deixar as crianças mais calmas, tranquilas, leves e concentradas. Nós temos que conscientizar os pais da importância de trabalhar a música com seus filhos desde o ventre materno”, afirmou.
O prefeito Beto Preto assistiu a apresentação do coral no sábado e destacou o salto de qualidade que o ensino público municipal deu nos últimos três anos. “Nesta gestão, a educação tem sido levada a sério. Atualmente nós temos nas escolas o aprendizado do caratê, do kung fu e da capoeira, do miniatletismo que revela talentos, e da expressão corporal que contempla diversos estilos de dança, não somente o balé. Juntas as oficinas ampliam os horizontes dos alunos. Temos também alcançado vitórias com o uniforme e o material escolar gratuito, a biblioteca itinerante, os novos quadros negros em todas as salas de aula, além da troca do mobiliário e dos aparelhos da linha branca das 59 unidades de ensino apucaranenses. O espetáculo de hoje demonstra o ciclo virtuoso que estamos empreendendo na educação municipal”, concluiu.