Um dos passos iniciais de um projeto nacional de empreendedorismo voltado a cooperativas de reciclagem foi dado nesta quinta-feira (23/05) em Apucarana. A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) foi escolhida para a realização de um diagnóstico, que será replicado em outros estados.
Nos próximos dois dias, o diagnóstico será feito por técnicos da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), órgão com sede em Brasília, e da MAPA.SA Consultoria Socioambiental, sediada em Londrina.
O prefeito Junior da Femac esteve presente na abertura das atividades e conversou com os cooperados e equipe responsável pelo levantamento. “Este é um trabalho que está sendo feito pela primeira vez no Brasil. Deste diagnóstico surgirão ideias e caminhos, por isso participem ativamente das dinâmicas e tirem as dúvidas. Vocês, reunidos numa cooperativa, são donos deste negócio e foram selecionados para esta ação pioneira”, disse Junior da Femac, dirigindo-se aos cooperados.
Junior da Femac aproveitou também para repassar aos técnicos diversas informações sobre as parcerias entre o Município e a Cocap. “Há um diálogo permanente entre a Prefeitura e a Cocap, bem como as ações realizadas em conjunto como o Programa Feira Verde que em dois anos recolheu 504 toneladas de reciclável em troca de hortifruti e atendeu 43 mil famílias”, afirma Junior da Femac, que estava acompanhado pelos secretários municipais de Agricultura, Gérson Canuto, e de Meio Ambiente, Sérgio Bobig.
Vanessa Alves de Souza, sócio-proprietária da MAPA.SA Consultoria Socioambiental, afirma que o diagnóstico é um evento teste para o Programa Negócios Coop, desenvolvido pelo Sistema OCB. “Escolhemos a Copap pela proximidade, pois nossa empresa está sediada em Londrina, e pelo trabalho de mais de sete anos que a MAPA já realiza junto a Cocap”, afirma Vanessa, acrescentando que a parceria já ajudou a viabilizar recursos para melhorias na estrutura da cooperativa e aquisição de equipamentos.
Daiana Rodrigues e Luana Mendonça, analistas de negócios do Sistema OCB, afirmam que o Programa Negócios Coop já desenvolve projetos na agricultura familiar, extrativismo e artesanato. “Agora estamos começando com as cooperativas de reciclagem, inicialmente pelo Distrito Federal e Goiás, e depois a intenção é expandir para outros estados”, informa Daiana Rodrigues.
De acordo com ela, o diagnóstico aborda cinco pilares: organização do quadro social para empreender, produção, gestão, agregação de valor e mercado. “Dará uma visão integrada para todos os cooperados sobre as principais dificuldades e oportunidades. É uma reflexão sobre o negócio e muitas vezes isso só é feito pelo corpo diretivo e os cooperados não participam desta avaliação. Este trabalho envolve exercício de imersão, de aprofundamento, conscientização, reflexão e priorização de ações”, pontua a analista de negócios do Sistema OCB.
Diane Gonzaga, analista ambiental da MAPA.SA Consultoria Socioambiental, ressalta que – antes mesmo de ocorrer em outros estados – a Cocap de Apucarana já terá em mãos um diagnóstico e um plano de ação. “O diagnóstico vai apontar como está o aspecto contábil, a gestão, o marketing e a comercialização, entre outros. Vai mostrar qual é o grau de maturidade da cooperativa, gerando um plano de ação que vai indicar os melhores caminhos”, explica a analista ambiental.
O administrador da Cocap, Antônio Roberto Nogueira, agradeceu por Apucarana ter sido escolhida para o projeto piloto. “É importante pois, primeiro, o diagnóstico será muito útil para a Cocap e também é uma grande alegria saber que este trabalho servirá de subsídio para uma iniciativa de alcance nacional”, assinala Nogueira.
Pref. de Apucarana