A Prefeitura de Jardim Alegre, através do Departamento do Meio Ambiente, em parceria com o Colégio Estadual Cívico-Militar Anita Garibaldi, realizaram nesta quinta-feira (24) plantio de mudas de árvores, de espécies nativas no Lago Municipal Ângelo Santini, nascente do rio Genibre.
O dia 24 de novembro foi instituído como o Dia do Rio com a finalidade de conscientizar as pessoas quanto à preocupação com a escassez da água e incentivar a preservação e proteção dos recursos naturais.
A ação foi promovida pelos escritórios regionais do Instituto Água e Terra (IAT) em diversas cidades, por meio do programa Paraná Mais Verde. No Paraná a expectativa é reflorestar uma área aproximada de 250 hectares com o plantio de mais de 100 mil mudas.
Em Jardim Alegre, de acordo com diretor municipal do meio ambiente, Odair Marcolino, a ação, além de educação ambiental, o plantio das mudas visa também evitar o assoreamento do lago. Com o plantio de mudas de espécies arbóreas diminuem o deslizamento de terra para o leito do lago que é nascente do rio Genibre
“Não é só função de embelezamento do local. Essas árvores vão contribuir com o equilíbrio ecológico e também servem para a reconstrução da mata ciliar do Rio Genibre. Queremos contribuir para uma melhoria da qualidade da água”, esclareceu.
Ainda segundo Odair, esta foi uma primeira etapa de plantio, a ideia é que nos próximos dias seja realizado o plantio também nas margens do Rio Genibre. No total a ideia é que sejam plantadas cerca de 300 mudas.