Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Detran-PR alerta para último dia de inscrições na CNH Social gratuita
Paraná

Detran-PR alerta para último dia de inscrições na CNH Social gratuita

Publicado em: 16 de março de 2026
Compartilhar
Compartilhar

Último dia para se inscrever na CNH Social no Paraná: o programa já soma 53,2 mil inscritos e a primeira chamada será divulgada na próxima terça-feira (24), com matrículas iniciando na quarta (25), segundo o Detran-PR. A iniciativa oferece gratuitamente aulas de condução e isenta candidatos de todas as taxas relativas aos exames e testes teóricos e práticos.

As inscrições estão abertas na modalidade “Habilita”, voltada à primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros), em todos os 399 municípios do Estado, organizados em cinco macrorregiões: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site do programa: www.cnhsocial.detran.pr.gov.br.

“Ainda dá tempo de se inscrever e conseguir uma das vagas que garante formação de qualidade de forma completamente gratuita. É o sonho de muitos paranaenses se tornando realidade, a CNH pode abrir portas no mercado de trabalho, vai dar mais liberdade de mobilidade para as famílias, e ser uma ferramenta de transformação e inclusão social”, destacou Santin Roveda, presidente do Detran-PR.

No portal desenvolvido pela Celepar, o candidato acompanha toda a jornada: aulas, biometria, exames e, ao final, os testes e a emissão do documento digital e físico. Para quem optar pela categoria B, a CNH já virá com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), facilitando a quem pretende usar o veículo para trabalhar.

Como funciona

O programa foi estabelecido por lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em novembro de 2025 e teve seu primeiro edital lançado na última quinta-feira (12), na modalidade Habilita. Para participar, é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos, residir no Paraná há pelo menos 12 meses e no município onde o benefício será concedido, além de estar inscrito no CadÚnico. Pessoas com restrição do direito de dirigir (habilitação suspensa ou cassada) não podem participar.

Após a divulgação da lista final, o sistema distribuirá os candidatos de forma aleatória para autoescolas parceiras e clínicas credenciadas na própria localidade. Estão previstas reservas de 10% das vagas para estudantes da rede pública estadual (que atendem critérios de rendimento e frequência), 10% para mulheres e 5% para pessoas com deficiência (PCDs).

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

“A preocupação dos candidatos deve ser apenas com a confirmação da sua inscrição, pois apenas após o fim do processo seletivo do programa é que os candidatos aprovados serão distribuídos de forma randômica para uma autoescola parceira para a realização das aulas e para as clínicas para realização dos exames, tudo dentro do município de residência do candidato”, completou Roveda.

- Patrocinado -

Não caia em golpes

O Detran-PR alerta para golpes que utilizam o nome da CNH Social em sites que imitam páginas oficiais e por meio de e-mails, SMS e aplicativos de mensagens para obter dados pessoais e até exigir depósitos.

O órgão reforça que não entra em contato direto para buscar candidatos e não cobra qualquer taxa, uma vez que a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Fonte: Redação


Imagem 1

Filipe Barros – Os tentáculos do crime têm atropelado qualquer tipo de fronteira
Deputado Bazana apresenta Projeto de Lei para proteção às mães solo e famílias monoparentais
CNH Social tem 76% de mulheres inscritas e supera meta de participação feminina
Governo do Estado transfere valor recorde de R$ 2,24 bilhões aos municípios em janeiro
Ratinho Junior anuncia novo teste com câmeras corporais com tradução simultânea na PM
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Edições Impressas

Edição 490

sergio
sergio
23 de abril de 2026
InTEA firma HONPAR como referência regional no debate sobre autismo
Mulher fica ferida após briga com atual de ex em Arapongas
Alexandre Curi grava propaganda eleitoral ao lado de Tarcísio em São Paulo
Torneio 1º de Maio de Futebol Amador reúne 33 equipes em Apucarana

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?