Projeto de lei do deputado araponguense foi aprovado pela Alep.
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei (PL) de autoria do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) que concede o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao empresário araponguense Paulo Hermínio Pennacchi. A pedido, o deputado Tiago Amaral (PSD) é coautor do PL.
Paulo Hermínio Pennacchi, 73 anos, é economista, formado pela FECEA – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – empresário e entusiasta do associativismo e do servir. Em 1º. De maio de 1972, ingressou no Lions Club de Arapongas e o presidiu em 76 e 77.
É um dos fundadores da Casa do Bom Menino, que funcionou por 27 anos como casa lar, acolhendo crianças da região. Em 2005, ele realiza o sonho, juntamente com o Lions Clube de Arapongas, e nasce o Projeto Crescer, que transformou as antigas casas em salas de aula, começando com 65 alunos. Neste ano de 2023, foram matriculados quase mil alunos.
Para o deputado Bazana, a homenagem ao empresário e filantropo é mais do que merecida.
“O Paulo Pennacchi é uma pessoa com um coração imenso, extremamente generoso e um empresário visionário, que muito contribuiu com nosso estado e ainda contribui. Essa homenagem é apenas mais um reconhecimento, por tanto que ele faz por Arapongas e pelo nosso Paraná”, considerou Bazana.
O empresário Paulo Pennacchi recebeu com alegria a notícia da aprovação da homenagem.
“Minha palavra neste momento é de gratidão. Gratidão ao Bazana, ao Tiago Amaral e a todos os deputados que aprovaram nosso nome para esta homenagem. Estou muito feliz e grato. Sempre digo que sou mineiro de nascimento, mas paranaense de coração, pois vivo em Arapongas há 68 anos”, declarou.
Sobre o homenageado
Entusiasta do associativismo, foi sócio-fundador da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, sendo seu vice-presidente de 1990 a 1999, presidente de 1999 a 2004 e presidente dos conselhos deliberativo, fiscal e consultivo de 2004 a 2020. Em sua gestão, fundou 14 filiadas estaduais, tornando a entidade com representatividade nacional.
Foi conselheiro da Júnior Achievement Brasil, ong que estimula a cultura empreendedora entre estudantes do ensino fundamental e médio, tendo sido presidente da organização no Paraná de 2009 a 2014.
Foi vice-presidente da Fecomércio Paraná 2013/2021. Dedicou 12 anos de seu trabalho à frente da presidência do Sinca – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do estado do Paraná.
Consagrado em 2006 pelo Parlamento Mundial para Segurança e Paz, organização intergovernamental, com a medalha Embaixador Sérgio Vieira de Mello – o pacificador da ONU – pela sua luta e seus ideais pelo bem comum e pela paz entre as nações.
Recebeu a Comenda Ordem Estadual do Pinheiro (do Governo do Paraná) em 2014, Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em 2014, além de inúmeras condecorações da Fundação Internacional de Lions Clube nos 50 anos como leão.