Início » Deputado Bazana defende implantação de Libras no serviço público estadual
Arapongas Paraná em Notícias

Deputado Bazana defende implantação de Libras no serviço público estadual

Compartilhe no WhatsApp

Bazana é coautor de Projeto de Lei com outros sete deputados da Alep.

É preciso conhecer para incluir: seguindo essa máxima, o deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), defende a obrigatoriedade da língua de Libras no serviço público em todo o Paraná, através do Projeto de Lei (PL) 220/23 do qual é coautor.

Também assinam o PL a deputada Maria Vitória, deputada Flávia Francischini, deputada Márcia Huçulak, deputado Alexandre Amaro, deputado Artagão Júnior, deputado Gilson de Souza e deputado Professor Lemos.

O PL foi apresentado no último dia 04 de abril e está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Entendemos a importância de uma inclusão verdadeira para a comunidade surda do Paraná, por isso, queremos dar o exemplo através do serviço público estadual e incentivar o setor privado a abraçar essa causa também”, defendeu Bazana.

Para quem lida no dia-a-dia com os desafios da linguagem, a notícia traz muita alegria. É o caso da professora Cleunice Cunha dos Santos. Ela é especialista na Língua Brasileira de Sinais e desde 2016, leciona na educação especial nas Apaes de Arapongas e Sabáudia, região norte do Paraná.

“Para mim, trabalhar com Libras é amar as pessoas. É valorizar e respeitar o surdo, porque sem comunicação não chegamos a lugar nenhum”, afirma a professora.

Ela disse estar muito feliz com a iniciativa dos deputados e espera que a obrigatoriedade da língua no serviço público, também incentive a formação de novos profissionais.

“Libras é uma língua como qualquer outra. Ela precisa ser conhecida, respeitada e valorizada para que de fato, haja inclusão”, declarou.

Entidades aprovam iniciativa

Para o presidente da Federação das Apaes do Paraná (FEAPAES) Alexandre Augusto Botareli, todas as ações que facilitem o acesso à comunicação e a uma melhor qualidade de vida às pessoas com qualquer tipo de deficiência devem ser incentivadas.

“Parabéns ao deputado Bazana e todos os deputados envolvidos na proposta. Pensar na pessoa com deficiência é atender da melhor forma, possibilitar uma comunicação de qualidade, é dever do Estado e de toda comunidade, então somos plenamente favoráveis a todas as ações neste sentido”, declarou Botareli.

João Afonso Germano Filho, presidente da FEBIEX, destaca o empoderamento dado à pessoa com deficiência através da autonomia.

“A língua Libras é, sem dúvidas, um grande facilitador na comunicação da pessoa surda. A adoção desta língua por órgãos públicos possibilitará uma comunicação direta com o deficiente, fazendo com que ele seja empoderado ainda mais em seus direitos, além de ampliar sua autonomia”, considerou Germano Filho.

Professora Cleunice, especialista em Libras comemora iniciativa

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: