Mesmo sob chuva, cerca de 500 pessoas participaram, na noite de sábado, 15, da primeira edição da corrida solidária “Todos contra a dengue”, em Arapongas. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a ação levou corredores e entusiastas às ruas do Conjunto Flamingos em um percurso de quatro quilômetros, unindo esporte e conscientização.
Segundo a organização, a proposta foi ampliar o alcance das mensagens de prevenção em um momento considerado estratégico. “o mês de novembro é o período escolhido para a conscientização do combate contra a dengue. Então, essa corrida foi para nós conseguirmos atingir o maior número de pessoas para alertar sobre a doença”, explicou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda.
Apesar do mau tempo, o balanço foi avaliado como positivo. “O balanço foi positivo. Nós vemos que esse tipo de agenda é positivo para conscientizar e divulgar o nosso trabalho, principalmente contra a dengue”, completou Arruda.
Ele alertou para o risco de aumento de casos com a chegada do calor e a sequência de chuvas. “A partir de agora, tendo em vista que o calor já está aí, e com essa chuva, pode ocorrer um grande surto de dengue. Então, estamos tentando alertar a população, iniciando a campanha de novembro, para que a gente consiga diminuir esses números”, detalhou.
Situação epidemiológica e prevenção
De acordo com o último Informe Epidemiológico da Dengue, divulgado em 12 de novembro, Arapongas contabiliza 8.857 notificações, com 1.408 casos positivos — sendo 1.291 adquiridos no município e 117 importados. Há ainda 16 casos em investigação, 7.433 negativos e um óbito registrado.
O levantamento também aponta registros de Chikungunya, doença igualmente transmitida pelo Aedes aegypti: são sete casos confirmados, 12 notificações e quatro resultados negativos.
Além do foco em prevenção, a corrida teve caráter solidário, com arrecadação de diversas garrafas de água destinadas às cidades afetadas pelo tornado.
Fonte: Redação
