Início » “Controlar demais o tempo de sono é uma das ideias erradas que perpetuam insônia
Notícias Geral

“Controlar demais o tempo de sono é uma das ideias erradas que perpetuam insônia

Compartilhe no WhatsApp

“Quem tem insônia vive um dilema: quanto maior a preocupação com as noites mal dormidas, mais numerosas são as estratégias seguidas para alcançar um sono de qualidade. Por sua vez, essas mesmas estratégias acabam se tornando responsáveis pela manutenção do problema.

Essa armadilha pode ser explicada, segundo a terapia cognitiva comportamental voltada à insônia, fazendo-se a distinção entre a origem e a manutenção das noites mal dormidas. “A insônia tem um elemento desencadeante de componente emocional”, diz Silvia Conway, psicóloga do sono e diretora da Associação Brasileira do Sono (ABS). Esse elemento pode estar ligado à vivência de uma crise financeira ou conjugal, situações de luto ou de fortes estresses como o acompanhamento da hospitalização de um familiar, diz a psicóloga clínica e do sono Danuska Tokarski, credenciada pela ABS e Sociedade Brasileira de Psicologia.

Se a insônia surge por fatores estressantes, ela permanece por força de crenças errôneas, consideradas seus fatores mantenedores. Entre eles, os mais comuns, segundo as especialistas, estão ficar na cama mais tempo que o necessário, esperando o sono chegar; ficar de olho no relógio para controlar o número de horas de sono, e tentar compensar com cochilos ao longo do dia. “A pessoa passa a creditar a capacidade de dormir a cada uma dessas estratégias, mas todas elas acabam por criar resistência à manifestação do sono”, diz Silvia. Se a pessoa é hiperalerta, mais ligada na tomada, mais perfeccionista, mais exigente com ela mesma, tem o risco ainda maior de predisposição à insônia, cita Danuska.

O que é o sono
O sono é um processo natural, fisiológico, que ocorre pelo acúmulo de adenosina ao longo do dia, produzido para a sustentação de vigília. Isso gera o cansaço no fim do dia, que deve estar alinhado à tendência do ritmo biológico (circadiano), produzindo o sono. Porém, se a pessoa busca controlar o processo de dormir, forçar a barra, ela pode reprimir o sono, como se a mente criasse um estado hiperalerta a partir do excesso de expectativa. “Esse medo de dormir mal pode consolidar um padrão de insônia, de resistência ao sono. Então, o correto é respeitar a manifestação, não tentar controlá-la”, diz Silvia.

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: