Na última semana, o secretário de Administração, Beto Siena, e o vereador Marcelo Junio, a diretora Leandra Birce e a psicóloga Clarissa Bergonci estiveram na cidade de Boa Vista, no Estado de Roraima, para conhecerem de perto o trabalho desenvolvido em favor da Primeira Infância, o programa “Família que acolhe”. Trata-se de política pública criada em 2013 que acompanha a criança, da gestação aos seis anos de idade e que deu início a todo o processo de transformação dos últimos oito anos.
A ideia é replicar o programa em Arapongas e estender de forma intersetorial os serviços, assim como ocorre em Boa Vista. Segundo Siena, o intuito foi de buscar referências para a possível implantação dos serviços em Arapongas. “Estivemos acompanhados pela equipe técnica do programa voltado à primeira infância. Foi uma visita bastante produtiva, tendo em vista que o projeto tem se tornado referência em todo o país. Tivemos o aval do prefeito Sérgio Onofre, que já mostrou muito interesse no serviço”, adiantou.
O vereador Marcelo Junio, que também é professor da Educação Infantil, falou da importância da aplicação do projeto. “São ações voltadas para a primeira infância, tempo tão importante para o desenvolvimento infantil. É necessário que o poder público traga ideias a serem implementadas também em nosso município. O nosso muito obrigado por tamanha acolhida e pela disponibilidade do acesso à informação que nos foi dado por toda a equipe da cidade de Boa Vista.
A comitiva também visitou o Centro de Referência e Assistência Social do bairro União, local em que também são ofertados atendimentos à primeira infância através da descentralização do FQA, das Visitações Domiciliares e grupos de famílias. As escolas municipais Waldinete de Carvalho Chaves, Cunhatã Curumim e as Casas Mãe do Núcleo do Pintolândia também entraram no roteiro, locais onde se inicia a vida escolar das crianças a partir de dois anos.
FOTOS: Assessoria de Imprensa Município de Boa Vista – RR