O maior mutirão de atendimento oftalmológico para alunos da rede municipal de Arapongas – Ensino Fundamental, atendendo todos os alunos do 1º ao 5º ano, incluindo classes especiais e a EJA, tem evoluído de maneira positiva. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde – com apoio da Secretaria Municipal de Educação, os serviços já passaram por oito instituições de ensino (Escola M. Cívico Disciplinar Alzira Horvatich, Escola M. Dr. Antônio Grassano, Escola M. Diomar de Oliveira Pegorer, Escola M. Desembargador Clotário Portugal, Escola M. Cívico Disciplinar Dra Maria Hercilia, Escola Municipal Enzo Daleffe, Escola M. Aleydah Costa e Escola M. Heloiza Giancristofaro) – alcançando 2.755 estudantes. Desse total, 448 solicitações de óculos já foram formalizadas e outros 107 atendimentos tiveram encaminhamento para tratamentos mais específicos. “Algo espetacular e que garante de maneira gratuita atendimento com especialista e óculos com armação escolhida por cada aluno. Contribuindo com o bom desenvolvimento e aprendizagem”, abriu o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.
NA PRÁTICA
De forma gradativa, as escolas municipais vão receber equipes para a realização de triagens, consultas com especialistas e exames conclusivos. Os alunos com necessidade comprovada receberão os óculos de grau na sequência – adquiridos pelo município. O aluno com necessidade visual fará também a escolha da armação que preferir.
PARCERIA
A ampliação do projeto de oftalmologia para toda a Rede Municipal também é resultado da parceria entre a Prefeitura de Arapongas e investimentos viabilizados por meio do deputado federal Felipe Franschini. Nesta sexta-feira, 05, Sérgio Onofre recebeu o deputado estadual Delegado Fernando Francischini – representando na oportunidade Felipe Franschini. No encontro Sérgio Onofre destacou o sucesso do mutirão em saúde oftalmológica para os alunos do município. “Acreditamos no potencial de cada município. E Arapongas foi escolhida pela importância do gestor e da cidade”, falou Francischini. Onofre também reiterou sobre o apoio positivo que Arapongas tem recebido. “Nada se faz sozinho. O projeto de Oftalmologia se expandiu, ampliando os atendimentos gratuitos. Agradecemos o empenho daqueles que olham com carinho para a nossa cidade”, disse.
MODELO
Em agenda nesta semana em Curitiba, Sérgio Onofre anunciou que o projeto municipal de Oftalmologia nas Escolas deverá ser modelo em todo o Paraná. “O governador Ratinho Jr ficou admirado com o nosso projeto e quer levá-lo para outras cidades do Estado”, disse. Em Arapongas, o programa tem estimativa de atender mais de 10 mil estudantes.