Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

Com 831 casos em 2025, Estado orienta população para evitar queimaduras nas festas juninas

Publicado em: 11 de junho de 2025
Compartilhar
Compartilhar

No Paraná, de janeiro até a primeira semana de junho deste ano, 831 pessoas foram atendidas pelos serviços de urgência (Samu) e emergência (Siate), em decorrência de queimaduras. Em hospitais, os internamentos pelo mesmo motivo chegaram a 615 até ao mês de abril, uma média de 153 por mês. Segundo dados do DataSUS, no Paraná, em 2024 foram 8.682 atendimentos, sendo 1.894 resultaram em internação hospitalar. Já o Samu e Siate efetuaram 1.190 atendimentos com vítimas de queimaduras, no geral. Além dos internamentos, os serviços ambulatoriais também recebem as pessoas vítimas de acidentes que resultam em queimaduras. Somente nos primeiros quatro meses do ano foram 1. 838 pessoas.  

Para evitar que os números aumentem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Corpo de Bombeiros fazem um alerta para cuidados que previnem queimaduras, especialmente durante as comemorações das tradicionais festas juninas. Os acidentes costumam ocorrer nesta época do ano em meio às atividades típicas que incluem líquidos quentes, fogueiras e fogos de artifício. O perigo é a ocorrência de queimaduras de segundo grau e que envolvem cabeça, tronco e membros superiores (mãos e braços).

Esses acidentes podem levar à morte e, dependendo da gravidade da queimadura (1º, 2º e 3º grau), causar morbidade, hospitalização prolongada, desfiguração e incapacidade, além de cicatrizes. Por isso, o cuidado deve ser redobrado ao manipular bebidas e alimentos com temperaturas elevadas. 

“É possível manter as tradições, desde que a segurança venha em primeiro lugar. Não podemos permitir que um momento de alegria se transforme em risco à vida. Por isso, reforçamos orientações que fazem toda a diferença nesses períodos”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

As queimaduras podem ocorrer durante o preparo e ingestão destes produtos. As crianças devem se manter longe do local de preparo e os cabos de panelas devem ser direcionados para a área do fogão.

Além disso, as brincadeiras devem ser realizadas longe de fogueiras para prevenir queimaduras causadas pelas chamas ou nas vias aéreas, pela inalação da fumaça. As fogueiras devem ser posicionadas longe de matas, depósitos de papel ou produtos inflamáveis. Ao acender fósforos, manter o palito longe do rosto, para não atingir cabelo ou sobrancelha, e lembrar que produtos inflamáveis, como álcool, não devem ser utilizados próximo ao fogo. Todos esses produtos devem ser mantidos longe do alcance de crianças.

A porta-voz do Corpo de Bombeiros do Paraná, capitã Luisiana Guimarães, diz que no mês de festas juninas todo cuidado deve ser tomado. “Nesse período a gente tem mais contato com fogo, a fogueira, alguns fogos de artifício, alimentos quentes. Algumas orientações devem ser seguidas para a prevenção de acidentes relacionados às queimaduras”, afirma. “É preciso tomar cuidado com fogos de artifício, respeitando as orientações e o acendimento da fogueira”.

Ela explica que, caso seja necessário utilizar algum líquido inflamável, como por exemplo, o álcool, deve-se em primeiro lugar verificar se não tem nenhuma fonte de ignição por perto. “Se houver necessidade de utilizar algum material combustível, como álcool, o acendimento deve ser feito enquanto a fogueira está apagada”, explica. O combustível não deve ser usado quando já há fogo, pois pode ocorrer explosão e causar queimaduras nesse processo.

REDE DE ATENDIMENTO – O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento integral e gratuito para pessoas vítimas de queimaduras. O Paraná tem 35 leitos disponíveis pelo SUS, sendo 23 cirúrgicos e 12 leitos UTI. O Hospital Universitário de Londrina e o Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, são referência nesse tipo de internação.    

- Patrocinado -

Os leitos especializados para queimados são voltados a casos graves, que exigem internação prolongada. Ainda assim, as pessoas vítimas de acidentes contam com uma ampla Rede Hospitalar e Assistencial, recebendo atendimento em diversas unidades de saúde distribuídas pelo Estado, que contam com profissionais capacitados e equipamentos adequados para o tratamento dessa e de outras patologias.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que ocorram aproximadamente 11 milhões de casos de queimaduras que requerem atenção médica em todo o mundo a cada ano, cerca de 30 mil novos casos por dia. Em relação aos óbitos são mais de 180 mil por ano.  

PREVENÇÃO – A capitã do Corpo de Bombeiros ainda orienta sobre como proceder em caso de uma queimadura. Caso seja de primeiro grau, aquela que causa vermelhidão a pessoa deve ficar atenta. “De imediato, assim que sofrer o acidente, é preciso colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por aproximadamente dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas”, afirma.  

A de segundo grau, que contém bolha, a orientação é não furar, sendo que o corpo reabsorverá o líquido gerado. Caso seja uma queimadura mais profunda, de 3º grau, em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos e de saúde urgentes acionando o número 193, do Siate, vinculado ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

JUNHO LARANJA – O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Universitário da Universidade de Londrina (UEL), unidade referência no Estado para tratamento de queimaduras, promove o Junho Laranja, para orientar sobre as formas de prevenção contra queimaduras.

O mês foi escolhido, em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado em 6 de junho. A campanha é nacional, idealizada pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). O tema central deste ano é “Violência contra a mulher: marcas no corpo, feridas na alma”, evidencia o tema da violência contra mulher, que resultam em queimaduras.

Agência Estadual de Notícias

Presidente da FPA espera que trabalho conjunto possa reduzir impactos de caso de gripe aviária
Parceria entre Estado e TCE-PR fortalece gestão pública nas prefeituras
Bancada Feminina da Assembleia recebeu um projeto pioneiro!
Censo: alunos do Paraná têm maior tempo de estudo do País e instrução da população dobra
Recorde do ano: Agências do Trabalhador disponibilizam mais de 25 mil vagas de emprego
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Agenda esportiva de Arapongas traz futsal, JOEMA e handebol

sergio
sergio
3 de novembro de 2025
Equipe de Arapongas conquista pódios em diversas categorias na Copa Cidade Canção
Novembro Roxo destaca riscos do parto prematuro e reforça acompanhamento pré-natal
Deputado Bazana homenageia instituições e líderes do Norte Pioneiro
Natal Encantado da Cidade dos Pássaros começa dia 28 em Arapongas

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?