Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Assembleia Legislativa celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com homenagem proposta pelo Deputado Bazana
ParanáPedro Paulo Bazana

Assembleia Legislativa celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com homenagem proposta pelo Deputado Bazana

Publicado em: 25 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou na segunda-feira, 24, uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrando a inclusão e os avanços na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa foi do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), reconhecido como o deputado das APAEs, Coirmãs, Febiex e Feapaes, por sua forte atuação na causa.

Durante a solenidade, a Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD) foi homenageada por seu trabalho na promoção da inclusão e da defesa dos direitos das pessoas com Síndrome de Down. Além disso, 18 autodefensores receberam reconhecimento pelo protagonismo na luta contra o capacitismo e na busca por uma sociedade mais acessível e igualitária.

Em seu discurso, o deputado Bazana reforçou a importância de dar visibilidade à pauta e de garantir políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência. “Nossa luta é diária e vai além das homenagens. Precisamos de inclusão real, de oportunidades e do fim do preconceito. Hoje é um dia de celebração, mas também de reafirmarmos nosso compromisso com essa causa”, destacou o parlamentar.

A vice-presidente da FEPASD, Marlene Dias Carvalho, também destacou a relevância da homenagem, mas lembrou que ainda há muitos desafios a serem superados. “Queremos que a inclusão aconteça na prática, no dia a dia, e que a sociedade entenda a importância de abrir espaços para essas pessoas”, afirmou.

A solenidade também lembrou a atuação dos autodefensores, pessoas com Síndrome de Down que se tornam porta-vozes de suas causas e trabalham para garantir mais representatividade. Um dos homenageados, Gianfranco Cesar Zambon Filho, agradeceu o reconhecimento e reforçou a necessidade de mais oportunidades e respeito.

Desde 2022, a Assembleia Legislativa do Paraná tem dado um exemplo concreto de inclusão, ao contar com servidores com Síndrome de Down em seu quadro, como Karina Gouvea e Carlos Eduardo Silva Cavaleiro. A medida reforça o compromisso do Legislativo com a diversidade e a igualdade de oportunidades.

O deputado Pedro Paulo Bazana reafirma seu compromisso com a defesa das pessoas com deficiência e seguirá trabalhando para ampliar políticas de inclusão e respeito. “Essa é uma luta de todos nós. Precisamos avançar cada vez mais, garantindo dignidade, direitos e espaço para todos”, concluiu.

 

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp
Guilherme & Santiago levam um público de 87 mil pessoas a Matinhos
Bazana entrega van, kits e recursos para escolas e saúde em Cambira
Congresso das APAEs integra calendário oficial do Paraná por lei
Governador anuncia compra de 2 mil armas não letais de gigante global que fornece para o FBI
Pedro Lupion defende aprovação da anistia: “É extremamente necessário”
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Notícias Geral

Norte Pioneiro recebe R$ 120 milhões em cogeração de energia

sergio
sergio
6 de agosto de 2026
PRF apreende 240 iPhones avaliados em R$ 1 milhão na BR-369
Baile da terceira idade reúne mais de 250 idosos em Apucarana
Guarda Municipal encontra carro furtado horas após crime em Arapongas
Sanetran disponibiliza mapas online com dias e locais da coleta de lixo em Arapongas

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?