A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), lança em julho uma iniciativa que visa retomar as antigas sessões de cinema do Cine Fênix. O Projeto Matinê, que será realizado no Cine Teatro Fênix em parceria com o Sesc Apucarana/Sistema Fecomércio, prevê a exibição de filmes, sempre aos domingos, às 15 horas.
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 14h30 do domingo no Cine Teatro Fênix, lembrando que a lotação máxima do local é de 480 poltronas.
“A iniciativa é aberta a toda população, mas visa atingir especialmente aqueles que não têm acesso as sessões comerciais de cinema. As concorridas sessões de cinema aos domingos à tarde do Cine Fênix marcaram época e agora estão de volta, proporcionando mais oportunidade de lazer aos apucaranenses”, comentou Orisvaldo César, diretor artístico e de projetos da Promatur.
Segundo a secretária da Promatur, Maria Agar, a expectativa é de que as sessões atraiam um grande público. “Não temos a intenção de competir com a iniciativa privada, mas sim de retomar a freqüência do público para filmes no Cine Teatro. Essa iniciativa é uma das propostas da atual gestão na área artística cultural. Trazer as famílias para apreciar as opções de filmes que vamos oferecer. É uma oportunidade para toda comunidade já que a entrada é gratuita”, observa Maria Agar.
A programação de cada mês será sempre divulgada antecipadamente pela Promatur. No mês de julho haverá sessões todos os domingos. Confira os filmes que serão exibidos a cada semana.
Dia 5 de julho
Filme: A Família Addams
Data de lançamento – 20/12/1991
Dirigido por – Barry Sonnenfeld
Atores – Angélica Huston, Raul Julia, Chistopher Lloyd. entre outros.
Gênero – Comédia, Fantasia e Família.
Nacionalidade – EUA
Os Addams, uma família macabra, correm o risco de perder seu tesouro de moedas de ouro, pois Tully Alford (Dan Hedaya), um advogado desonesto de quem os Addams são clientes, está em sérias dificuldades financeiras. Como os credores de Alford, Abigail Craven (Elizabeth Wilson) e o filho Gordon (Christopher Lloyd) estão dispostos a fazer qualquer coisa para receber o dinheiro, o advogado tem uma ideia ao notar que Gordon é muito parecido com Fester, o irmão perdido de Gomez Addams (Raul Julia). Assim, Gordon finge ser Fester para tentar encontrar a fortuna de Gomez, Mortícia (Anjelica Huston), Vandinha (Christina Ricci) e Pugsley Addams (Jimmy Workmen). Mas o plano não é tão simples como parece, pois os Addams são uma família bastante peculiar.
12 de julho
Filme – A guerra dos Botões
Data do Lançamento – 06/07/2012
Dirigido por – Yann Samuell
Atores – Eric Elmosnino, Mathilde Seigner e Fred Testot
Gênero – Família e Aventura
Nacionalidade – FRANÇA
1960, em uma aldeia no sul da França, um grupo de meninos, com idade entre 7 a 14 anos, é liderado por Lebrac (Vincent Bres) numa guerra contra as crianças da aldeia vizinha. Trata-se de uma batalha tradicional, realizada há gerações pelos jovens das duas aldeias. Eles lutam pela honra e lealdade, mas utilizam-se dos meios necessários para vencer. O exército de pequenos homens tenta de todas as formas não ser percebido por pais e mães, o que é complicado quando voltam para casa com as roupas rasgadas e sem botões.
19 de julho
Filme – Zarafa
Data do Lançamento – 06/07/2013
Dirigido por – Remi Benzaçon, Jean Chistophe Lie
Atores – Max Renaudin, Simon Abkarian, Fraçois Xavier Demarsonmais
Gênero – Animação e Família
Nacionalidade – França e Bélgica.
Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.
26 de julho
Filme: Iep!
Data do Lançamento – Novembro de 2010
Dirigido por – Ellen Smit
Gênero – Fantasia e Familia
Nacionalidade – Brasil
Iep! é a incrível história de Dôrinha, uma menina que tem asas, em vez de braços. Ela é encontrada na mata por Warre, um estudioso das aves. Ele e sua esposa Tine, que não têm filhos, decidem criá-la. Mas num outono, Dôrinha voa para o sul e então começa uma viagem emocionante.
Fonte: Prefeitura Apucarana