Com 100% dos atletas no pódio e títulos confirmados, o Ciclismo de Arapongas encerrou em grande estilo o Campeonato Paranaense de Ciclismo de Estrada. A 5ª e última etapa, disputada em Morretes nos dias 08 e 09 de novembro, coroou um final de semana de domínio técnico e físico, consolidando a hegemonia araponguense no estado.
Domínio na Serra da Graciosa
No sábado (08), a temida subida da Serra da Graciosa — 14 km e 830 m de altimetria — foi cenário de uma apresentação irretocável. Bruno Sousa venceu na Elite, enquanto Eduardo Melo (Sub-30), Danilo Papa (Master A1), Ricardo Dicati (Master C1) e Reinaldo Gussi (Master C2) também foram campeões em suas categorias.
O pódio ainda teve Matheus Pereira (Sub-30), Wilian Santos (Master A1) e Carlos Masson (Master C1) em 3º. Brehon Schineider (Master B1) terminou em 4º, e Saulo Silvestrini (Sub-23) fechou em 5º.
Contrarrelógio confirma hegemonia
No domingo (09), o contrarrelógio de 16,8 km e 180 m de altimetria manteve a toada vencedora. Brehon Schineider (Master B1) e Reinaldo Gussi (Master C2) foram ao topo do pódio, com Wilian Santos (Master A1) em 2º.
As terceiras colocações ficaram com Eduardo Melo (Sub-30), Danilo Papa (Master A1) e Carlos Masson (Master C1). Matheus Pereira (Sub-30), Bruno Sousa (Elite) e Saulo Silvestrini (Sub-23) ficaram em 4º, e Ricardo Dicati (Master C1) em 6º — resultado que assegurou que todos os atletas da equipe subissem ao pódio na etapa.
Títulos gerais e protagonismo no estadual
Após cinco etapas iniciadas em abril, Arapongas não apenas venceu a etapa final como dominou a classificação geral. Os campeões paranaenses de 2025 são Bruno Sousa (Elite) e Reinaldo Gussi (Master C2).
Carlos Masson (Master C1) e Wilian Santos (Master A1) ficaram com o vice-campeonato. Danilo Papa (Master A1) e Ricardo Dicati (Master C1) foram 3º no geral; Eduardo Melo (Sub-30) e Saulo Silvestrini (Sub-23) terminaram em 4º; e Matheus Pereira (Sub-30) e Brehon Schineider (Master B1) em 5º, ao lado de Tainan dos Anjos (Master A1).
“É um momento de enorme alegria e orgulho para todo o esporte araponguense. Ver nossos atletas dominarem uma competição de alto nível como o Campeonato Paranaense, comprova a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido. Não temos atletas profissionais na equipe, todos tem as suas responsabilidades com trabalho, família e ainda conciliam treinos e as competições. Essa rotina dos nossos atletas enaltece ainda mais essa conquista”, enalteceu o secretário de Esporte, Altair Sartori.
“Foi uma temporada longa e desgastante, mas a forma como esses atletas encerraram a competição foi simplesmente fantástica. A prova da serra exige muito fisicamente e mentalmente, e o contrarrelógio exigiu técnica e força. E eles executaram tudo com perfeição. Conseguimos pódio em ambas provas e na classificação geral e mostramos que temos uma equipe completa, do sub 23 ao master. Esse resultado é fruto de muita disciplina e trabalho em equipe”, comemorou a técnica Aline Yamada.
Próximos desafios
Sem folga, a equipe disputa no próximo final de semana a tradicional “Copa Cidade Canção”, em Maringá — prova que atrai grandes nomes da região e do Brasil e servirá de termômetro para o principal objetivo que se aproxima: os Jogos Abertos do Paraná (JAPs).
A competição em Maringá deve ser a última antes dos JAPs, agora foco central para encerrar a temporada 2025 “com chave de ouro”. Com moral elevado pelos resultados recentes, Arapongas segue firme em busca de novas conquistas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte de Arapongas
