Chuvas elevam nível da Represa do Schmidt e trecho de rua é interditado

A Prefeitura de Apucarana iniciou ações emergenciais para reduzir o nível da Represa do Schmidt, na região Norte da cidade, após semanas de chuvas acima da média. Com a água transbordando sobre a barragem, uma vistoria técnica confirmou que não há risco de ruptura da estrutura.

Interdição preventiva e limpeza do sistema de escoamento

Como medida de segurança, o trecho da Rua Rafael Sorpile que cruza a represa foi interditado preventivamente. A orientação é que motoristas e pedestres alterem o trajeto até a conclusão dos serviços e a liberação da via, enquanto as equipes atuam para restabelecer as condições adequadas de escoamento.

De acordo com o secretário municipal de Obras, engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, as equipes identificaram uma obstrução no dispositivo de saída da água da represa. “Diante deste fato, iniciamos os serviços de manutenção e limpeza para restabelecer o fluxo e contribuir para a redução do nível do lago”, relata o secretário.

Ele informa que, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Apucarana registrou mais de 150% da média histórica de chuvas em setembro. “Além disso, o volume de chuva que era esperado para outubro também já foi atingido. Com isso, tivemos uma elevação significativa do nível da Represa do Schmidt”, explicou Mateus Franciscon.

Durante a vistoria, as equipes constataram que a estrutura responsável pelo escoamento da água estava obstruída. A suspeita é de que materiais descartados irregularmente, como sofá ou colchão, possam estar impedindo a passagem da água. “Estamos fazendo agora o serviço de manutenção e zeladoria, com a limpeza do dispositivo de saída, para garantir o bom fluxo da água e, consequentemente, diminuir o nível da represa. Pela avaliação técnica que realizamos, não há risco de ruptura da barragem”, reforça o secretário de Obras.

A prefeitura destaca que a situação segue monitorada e que as equipes permanecem mobilizadas para assegurar o escoamento adequado da água e a segurança no local.

Fonte: Redação

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile