Apucarana avança na construção das metodologias que irão subsidiar o censo municipal e o mutirão voltados à população em situação de rua, previstos para ocorrer entre os dias 16 e 20 de março. A etapa atual mira garantir a efetividade das ações em campo e a integração das equipes envolvidas.
“O trabalho reunirá dados atualizados, identificando perfis, mapeando demandas e subsidiando a formulação de políticas públicas orientadas por evidências”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, informando ainda que uma última reunião de planejamento será realizada em Curitiba antes do início das ações em campo.
Ações previstas
Além do censo municipal, o mutirão de ações prevê o mapeamento dos territórios com maior incidência, abordagens integradas entre equipes de assistência social, saúde e segurança pública, oferta de serviços de saúde diretamente em campo, escutas qualificadas e diagnósticos individualizados. O planejamento também inclui a atualização dos fluxos de atendimento para respostas mais rápidas, além de campanhas de orientação e conscientização da população.
Quem participou do alinhamento
Pela Seju, participaram da reunião de alinhamento Jean Carlo Anselmo Ribeiro, da Unidade Técnica do Projeto Paraná em Ação (UTPA), e Rodrigo Müller do Valle, da Coordenação de Cidadania (COCID).
Já pela Sedef, estiveram presentes a assistente social Juliana Rinaldi e a psicóloga Bianca Larangeira, da Instância de Atuação Regional Avançada de Apucarana (IARA Apucarana), além de Bruna Pereira de Souza, chefe do Núcleo Regional Londrina/IARA Apucarana/IARA Ivaiporã.
Fonte: Redação
