Londrina e mais duas cidades da região vão receber durante o mês de setembro o CastraPet por indicação do deputado Tiago Amaral. O CastraPet é um programa do Governo do Estado no qual uma clínica veterinária percorre os municípios do Paraná para realizar o procedimento de graça para famílias de baixa renda, ONGs e protetores.
Tiago Amaral, que é relator do Orçamento, explicou que os recursos para o CastraPet vêm do Fundo Estadual do Meio Ambiente e de emendas parlamentares. Até junho desse ano foram castrados 15 mil animais. “Sempre recebemos pedidos de ONGs e da população. Esse é um programa permanente, depois que passar em todos os municípios tem que voltar para outras”, comentou.
Arapongas receberá o CastraPet entre os dias 12 a 15 de setembro e a previsão é castrar 231 animais. Depois o CastraPet estará em Cambé, entre os dias 22 e 23 de setembro, para realizar 116 procedimentos. Na sequência é a vez de Londrina, nos dias 25 e 28 de setembro, para cirurgia de 231 animais.
CADASTRO –A castração é feita de graça e as inscrições são realizadas nas prefeituras que definem os critérios de atendimento. Após a castração, além da aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, as famílias recebem a medicação pós-operatória para os pets.