O novo boletim epidemiológico de Arapongas, divulgado nesta quarta-feira, 21, por meio do Controle de Endemias, apresentou um aumento nos casos confirmados de dengue. Os dados referentes ao período de 11 a 17 de fevereiro apontam 1.253 notificações, sendo 239 casos positivos para a doença, 148 casos autóctones (adquiridos no próprio município) e 64 casos importados.
Outros 26 estão em investigação, um óbito foi registrado e há 988 resultados negativos. Na semana anterior, Arapongas registrava 1.141 notificações, sendo 182 casos positivos para a doença (118 autóctones e 64 importados), 18 em investigação, 941 casos negativos e um óbito.
O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reitera alerta máximo. “Infelizmente, assim como em outras cidades, nós estamos caminhando para uma epidemia de dengue em Arapongas. Os casos positivos têm aumentado, gerando um alerta ainda maior”, salientou Pardini.
MEDIDAS
As ações de prevenção e combate têm sido executadas por meio dos agentes de combate às endemias (ACE’s), entre elas fiscalizações, bloqueios, aplicação da UBS Costal em todos os bairros, além de limpeza em locais críticos. “Uma força-tarefa de serviços tem sido colocada em prática, mas acaba não sendo suficiente sem a colaboração de cada morador. É importante que as pessoas cuidem de suas casas e quintais e evitem o descarte irregular de lixo. É um momento crítico e precisamos de toda a ajuda”, alerta Pardini.
Descaso da população e descarte irregular de lixo preocupam
Nem mesmo o aumento nos casos de dengue tem impedido o frequente descarte irregular de lixo. O caso mais recente foi registrado na última terça-feira, 20, em fundo de vale na Rua Arapaçu Listrado, no Parque Industrial II. No local, a equipe do Controle de Endemias se deparou com um grande volume de itens descartados, entre eles colchões, tevês, papelão, isopor, lixo de construção civil, restos de retalhos e outros. “Isso comprova o descaso de algumas pessoas. Estamos trabalhando para conter a dengue em Arapongas, mas infelizmente a péssima conduta de alguns coloca em risco a vida de todos nós”, disse Valdecir Pardini.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Renan Rodrigues, a Prefeitura busca identificar os responsáveis para a tomada de medidas cabíveis. “A péssima conduta de alguns afeta toda a cidade. Por isso, reiteramos para que a população denuncie. Boa parte do lixo descartado irregularmente é justamente aquele que a empresa de coleta de lixo retira diariamente casa a casa”, alerta. Ainda nesta quarta-feira, 21, a Prefeitura executou a limpeza no local, removendo mais de 50 focos do aedes aegypti e três caminhões de lixo.
DENUNCIE
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.