Com grande número de pessoas, a Câmara Municipal de Apucarana realizou nesta segunda-feira (26) sessão ordinária itinerante nas dependências da Faculdade de Apucarana (FAP). A iniciativa tem como objetivo aproximar a população do trabalho dos vereadores, mantendo o rito normal de discussão e votação de projetos.
Durante a sessão, os parlamentares aprovaram, em caráter de urgência, uma moção que será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), manifestando apoio à educação especial e contrariedade à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pode resultar no fechamento de escolas de educação especial em todo o Brasil, incluindo as unidades das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
“Essa moção é em defesa da educação e da possibilidade de escolha dos pais. A Apae e outras instituições realizam um trabalho incrível. Por isso, estamos ao lado da educação especial e da liberdade de escolha das famílias. Há quem acredite que a única forma de inclusão seja a escola regular, mas isso é uma utopia”, afirmou o presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), autor da moção, subscrita pelos demais vereadores.
Na mesma sessão itinerante, foram aprovados seis projetos de lei em segundo turno de votação. Entre eles, o projeto do vereador Danylo Acioli que determina maior detalhamento nas contas de água e prevê descontos em casos de interrupção no abastecimento. Também foi aprovado o projeto da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), que autoriza o desembarque de mulheres e idosos fora dos pontos regulares do transporte coletivo no período noturno, como medida de segurança.
Moção de Aplausos
Durante a sessão, foi entregue uma Moção de Aplausos ao diretor acadêmico e executivo da FAP, Paulo Henrique Pavolak. A homenagem, proposta pelo presidente do Legislativo, Danylo Acioli, e assinada pelos demais vereadores e pela vereadora, foi acompanhada por alunos e professores da instituição.
“Estar presente aqui na FAP, onde tivemos a participação de mais de 250 pessoas nesta sessão, é motivo de grande satisfação. Foi uma oportunidade importante para homenagearmos alguém que tanto fez e continua fazendo pela comunidade acadêmica, especialmente pelo curso de Direito”, destacou Danylo Acioli.
Emocionado, Paulo Pavolak agradeceu a homenagem e destacou a relevância do encontro. “Sou muito grato por essa iniciativa. A sessão itinerante é uma forma de apresentar à população o trabalho do Legislativo. Essa ação é grandiosa por promover esse diálogo direto com a sociedade”, afirmou.
A sessão contou com a presença dos vereadores Adan Lenharo (DC), Sidnei da Levelimp (MDB), Luiz Vilas Boas (PDT), Moisés Tavares (PP), Wellington Gentil (Agir), Luciano Facchiano (Agir), Tiago Cordeiro de Lima (PDT), Gabriel Caldeira (União Brasil), Guilherme Livoti (União Brasil) e da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade).
Também estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Fabíola Carrero, representando o Poder Executivo; a presidente da OAB, Daniela Pacheco; o superintendente de Apoio aos Municípios da Casa Civil e ex-prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; além de outras autoridades e representantes da imprensa.
Câmara Mun. de Apucarana