O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal de Arapongas resgatou, nesta semana, um cágado-de-barbicha que estava fora do ambiente natural no Conjunto Centauro. Após avaliação, o animal foi devolvido ao habitat, assegurando sua integridade e o equilíbrio ambiental.
De acordo com a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), a ocorrência começou quando um morador encontrou o animal em uma rua do bairro, recolheu-o e acionou o resgate.
Conforme o GDA, o procedimento foi realizado de forma segura e a ação reforça o compromisso do grupamento com a proteção da fauna silvestre e a preservação do meio ambiente.
Orientação
O GDA reforça que a população não deve tentar capturar ou afastar animais silvestres por conta própria. Em situações semelhantes, a recomendação é acionar os órgãos ambientais para receber orientações e permitir a atuação de equipes especializadas, quando necessário.
Os canais de contato são: WhatsApp (43) 3902-1089; telefones (43) 3902-1194 e (43) 3902-1196 (Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente – SEASPMA); e 153 (Guarda Municipal). Denúncias ambientais também podem ser feitas pelo site da prefeitura: https://arapongas.atende.net/autoatendimento/servicos/e-denuncias-meio-ambiente-maus-tratos-animais-lixo-irregular/
Fonte: Redação
