Em um passo determinante para a preservação ambiental, Borrazópolis se destaca na correta destinação de lâmpadas. O secretário Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Alessandro Canello, anunciou nesta quinta-feira (18/01) uma parceria com o Grupo R20 e a Reciclus.
A Reciclus assume a responsabilidade de recolher e dar a destinação ambientalmente correta a todas as lâmpadas do município. Essa ação é parte de um compromisso maior, em razão do Termo de Compromisso firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente, o Ministério Público do Paraná e outras entidades.
Segundo Alessandro Canello, o descarte adequado de lâmpadas é essencial para a saúde pública e a qualidade ambiental, considerando os produtos tóxicos presentes em sua composição.
A eficiência do processo em Borrazópolis é destacada pelo levantamento e coleta eficiente. Além disso, o Termo de Compromisso estabelece a criação de pontos de entrega voluntária (PEVs) até 2026, proporcionando locais adequados para os consumidores descartarem lâmpadas de uso domiciliar.
Para garantir a seriedade do processo, o alerta é feito: prefeituras, comerciantes e demais geradores que descartarem lâmpadas de maneira incorreta estão sujeitos a penalidades, conforme o Decreto nº 6.514/2008, com multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.
Borrazópolis reforça seu compromisso com a sustentabilidade e se posiciona como referência na responsabilidade ambiental, um exemplo a ser seguido por toda a região.