O Balé Teatro Guaíra chega em Apucarana (PR) na próxima segunda e terça-feira, dias 23 e 24 de setembro, com o espetáculo “Contraponto”. As apresentações acontecerão no Cine Teatro Fênix, às 20 horas e 14h30, respectivamente. O grupo de dança também se apresentará em Maringá, no Teatro Calil Haddad, nos dia 26 e 27.
Para assistir o espetáculo, que é um grande sucesso da companhia, os interessados devem retirar os ingressos antecipadamente na plataforma Sympla (clique aqui). Todas as apresentações contarão com tradução para Libras, audiodescrição e abafadores de ruídos. A classificação indicativa é livre.
A apresentação é composta por dois trabalhos: “Anima – Imensidão Adentro”, de Alan Keller, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira, dois talentos da dança. Os trabalhos têm grande potência estética e de reflexão.
A primeira coreografia chama a atenção para as considerações sobre o “eu” e sobre esse elemento, muitas vezes irreconhecível, que anima o “eu”. Um mergulho com o elenco em um vertiginoso mundo fantástico de imagens e sensações.
Depois de um breve intervalo, Castelo é um trabalho que compartilha sensações e possíveis estratégias de como elaborar defesas para se viver nos tempos atuais. Resistência, força, potência, cansaço, coragem e medo são os ingredientes vitais para esta peça e para a vida.
Temporada de sucesso
As apresentações de “Contraponto” foram sucesso de público em 2023 e 2024 no Teatro Guaíra, na abertura da Niterói Semana de Dança 2024, em temporada internacional na Dinamarca, em meados de agosto e nas passagens por Assis Chateaubriand e Cascavel. “Dois universos bastante distintos convivem neste programa de uma forma que nos arrebata e provoca”, destaca o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni.
A circulação pelo Paraná é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio das Prefeituras Municipais de Cascavel, Assis Chateaubriand, Apucarana e Maringá, patrocínio da Sanepar, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Palco Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.
Informações: TNOnline