O presidente da Câmara Arthur Lira fez a Comissão do circo voltar a ser tema nas redes sociais. O deputado federal fez uma análise e fez críticas contra o relatório, deixando os senadores indignados, entre eles Alessandro Vieira.
Em seu pronunciamento na Câmara dos deputados, Lira pegou pesado contra o relatório da Comissão por conta do indiciamento de deputados. Afirmou que esta atitude era inaceitável e causou indignação.
“É inaceitável, repito: Inaceitável a proposta de indiciamento de deputados desta casa, no relatório daquela Comissão parlamentar de Inquérito. Instituída com a finalidade, prestem atenção… de apurar as ações e omissões do Governo federal na pandemia” disse Lira.
Arthur Lira diz que relatório é de causar indignação
O presidente da câmara falou em indignação quando discursou sobre o relatório de Renan Calheiros. “Digo indignação e não encontro outro termo. Ainda que sejam graves os fatos investigados, uma CPI não pode se converter em um instrumento inquisitorial de exceção, infenso ao controle e dotado de poderes exorbitantes ou ilimitados.” disparou Arthur Lira.
Arthur Lira afirmou que a hipótese sugerida por Renan Calheiros de indiciar Deputados por suas manifestações públicas ou privadas fere de “morte” direitos e garantias fundamentais.
Por fim, o presidente da câmara disse que vai analisar o relatório de forma minuciosa baseado na Constituição. E dessa forma garantir a liberdade, a dignidade do exercício do mandato parlamentar
O discurso de Lira agitou as redes sociais e o Senador Alessandro Vieira, um dos integrantes do famigerado G7, fez críticas ao presidente da Câmara dos deputados. “Câmara merece respeito, Lira não; histórico dele não aponta nada respeitável” disparou o senador.
(News Atual)
Agradecemos ao Presidente da Câmara, @ArthurLira_, pela defesa das prerrogativas dos membros da casa.
Não há a menor base jurídica para se pedir o indiciamento por "delito contra a paz pública" de alguém que apenas criticou medidas abusivas tomadas por governadores e prefeitos. pic.twitter.com/61MnfQoawm
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) October 27, 2021