De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o retorno das aulas para os alunos das escolas municipais de Arapongas está previsto para o dia 22 de fevereiro. Conforme o secretário da pasta, Luiz Roberto dos Santos, o “Peta”, as aulas permanecerão de maneira remota, com a execução das tarefas escolares por meio do Kit de Atividades Dirigidas – atividades pedagógicas com lições e orientações complementares para que os alunos pratiquem em casa. Alunos e pais terão o suporte dos professores, por mensagens ou vídeos. “Neste retorno, a metodologia será a mesma que vinha sendo aplicada, desde o início da pandemia, em 2020. Ao logo do ano passado, tivemos resultados positivos e, com o retorno no Ano Letivo 2021, temos uma boa expectativa”, afirmou o secretário.
Conforme Peta, a ideia é que as aulas sejam remotas nos 20 primeiros dias. Após esse período, uma nova pesquisa será feita com os pais dos alunos, para possíveis adequações. “Caso decidamos em consenso a aplicação das aulas de forma híbrida – com parte da mesma classe com aula nas escolas, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, e a outra parte realizando as atividades em casa, nossas escolas estarão preparadas para esse sistema. Tudo será analisado de forma a seguirmos da melhor maneira possível. A princípio, entendemos que o melhor retorno é da forma remota”, disse.
Ainda nesta quarta-feira, 27, a Secretaria de Educação estará reunida com representantes do Núcleo Regional de Educação de Apucarana para demais assuntos e ajustes visando o retorno às aulas.
CMEI’s – Em relação aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), ainda não há uma data prevista para o retorno das aulas. Amanhã, 28, uma reunião será realizada com as diretoras.