Os atendimentos em fisioterapia integrados ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em Arapongas, têm chegado a muitos pacientes que utilizam a saúde pública do município. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 35.365 atendimentos no 1º semestre de 2024.
Além disso, diversos estabelecimentos da Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do município disponibilizam tratamento fisioterápico.
ATENDIMENTOS
Após a realização da consulta médica e indicação de realização de tratamento, os pacientes iniciam os atendimentos com a equipe de fisioterapeutas que atuam nas 30 equipes da Estratégia Saúde da Família. Após receberem os primeiros atendimentos, os pacientes que necessitam continuam o tratamento de acordo com cada particularidade.
IDOSOS
Visando a saúde e bem-estar da terceira idade, Arapongas conta com uma equipe de fisioterapeutas e clínicas equipadas nos cinco Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s). O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, garante que a rede de serviços busca fácil acesso e maior vínculo com a comunidade. “Saúde e qualidade de vida andam juntas. E na prática, a fisioterapia pública de Arapongas tem atendido um público diverso, desde os jovens até os nossos idosos, através de profissionais competentes”, afirma.
GESTANTES
O Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam) também disponibiliza os atendimentos para as gestantes e demais mulheres que necessitem de fisioterapia.
CLÍNICA MUNICIPAL
Inaugurada em 2018, a Clínica Municipal de Fisioterapia “Ivone Bonato Kümmel”, localizada na Rua Garças, 1006 – Centro, atua no atendimento a pacientes ortopédicos, com fraturas e em pós-operatórios e conta com sala equipada com aparelhos de eletroterapia (TENS, Ultrassom, Laser e Dualpex), termoterapia, além de dois espaços para trabalho de cinesioterapia (atividades físicas terapêuticas), com tablados, bolas, halteres, pesos, elásticos, bicicletas ergométricas e esteiras. “Pacientes pós-cirúrgicos de todas as idades e que necessitam de estimulação precoce são atendidos diretamente na nossa Clínica Municipal. Além destes serviços, o município também possui a presença de fisioterapeutas da Equipe do Programa Melhor em Casa que realizam os atendimentos domiciliares de crianças, adultos e idosos”, explica Paludetto Jr.
REFORÇO
Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, uma ampla rede de clínicas privadas credenciadas pelo SUS do município completam as possibilidades de oferta de tratamentos, garantindo qualidade e acesso a todos os pacientes. O município também se destaca na oferta de hidroterapia, que é um tipo de fisioterapia realizada em piscina aquecida.
Informações: TNOnline