Abrindo as atividades de campanhas de conscientização do ano, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), também com o apoio da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) – Patrulha Maria da Penha e Polícia Militar, realizou uma ação de panfletagem e orientações, na área central da cidade (no cruzamento da Avenida Arapongas com a Rua Drongo). “Este movimento reitera o compromisso da gestão e das forças de Segurança no combate a todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres”, frisou o secretário de Segurança, Paulo Argati.
As equipes orientaram sobre os tipos de violência doméstica contra mulheres, como as vítimas devem procurar ajuda, Canais de Atendimento e telefones de emergência.
Conforme a Sestran, aproximadamente 200 panfletos foram distribuídos para motoristas, motociclistas e pedestres que passaram pelo local.
Canais para denúncias – Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica. São eles:
– Delegacia da Mulher de Arapongas (R. Beija Flor, 273 – Centro):
Telefone: 3278-2209 – Esse número serve para o envio de WhatsApp.
– Polícia Militar:
Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva.
– Guarda Municipal:
Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva.
– Ramais diretos: 180 e 181.
A equipe Patrulha Maria da Penha atende a população todos os dias – das 07h às 19h.
Pref. de Arapongas